Combustíveis IAM descer. Já não vão!

Ontem noticiámos, diga-se de passagem com muita alegria, que os combutíveis iam baixar de forma até bastante significativa em Portugal.

Porém, como nunca podemos ter coisas boas, a queda de preço já não vai ser tão agradável como muitos esperariam. Isto porque o governo decidiu baixar o “desconto” ainda existente em cima dos combustíveis fosséis.

Acha que os combustíveis já estão “baratos”, para existir espaço para descongelamento de impostos? Até parece que fica a ideia de que pagamos pouco imposto em cada litro de combustível!

Combustíveis IAM descer. Já não vão!

incêndios nas bombas de gasolina, meter combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo, incêndio abastecer

Portanto, a portaria publicada durante a tarde de ontem entra em vigor na segunda-feira (dia 26 de Agosto), o que claro está, tem um impacto direto nas descidas de preço que deveriam andar entre os 3 e 5 cêntimos. (Dependendo do combustível em questão.)

Mais concretamente, a taxa de carbono vai ser atualizada para um valor de 68,368 euros/tonelada de CO², com o governo a justificar a medida com a “evolução recente do preço dos combustíveis, e evolução do preço resultante dos leilões de licenças de emissão de gases de efeitos de estufaem particular, verificando-se uma tendência de redução dos preços dos combustíveis e uma trajetória crescente no preço das emissões de CO²”

Desta forma, apesar de ainda existir uma suspensão parcial na atualização do imposto, a realidade é que a queda de preço entre 3 e 5 cêntimos fica pelo 1 cêntimo para o Gasóleo e Gasolina.

Como é óbvio, se os combustíveis continuarem a baixar, é esperado que os impostos voltem a aumentar, porque, apesar do facto de Portugal ser uma das regiões da Zone Euro com impostos mais alto, e uma média de ordenados baixa, o Governo considera que está a “perder” dinheiro. Entretanto, como também é óbvio, se os combustíveis voltarem a aumentar, vai ter de pagar este imposto a mais… É assim que as coisas funcionam por aqui.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também