Depois de quase 2 semanas em que o barril de petróleo baixou nos mercados Internacionais, bastaram 3~4 dias de subidas, para os postos de abastecimento reagirem com… Adivinhe lá… Novos aumentos! Está preparado?
Combustíveis: Gasóleo sobe 4 cêntimos, Gasolina fica igual
Portanto, ao que tudo indica, a partir da próxima segunda-feira, o litro de gasóleo vai subir 4 cêntimos, enquanto o valor da gasolina deverá manter-se o mesmo.
Entretanto, o governo mantém a redução das taxas do ISP, no entanto, não se esqueça, a queda no ISP relativa à desejada queda para a taxa intermédia de 13% no IVA, apenas irá acontecer em Maio.
É também preciso salientar que em maio, também já não vamos ter acesso ao AUTOVOUCHER.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Como se está a aguentar com estes preços?
Combustíveis Low-Cost. É mesmo tudo igual ao litro?
Com a atual crise no preço dos combustíveis em Portugal, que verdade seja dita, apesar de ser uma consequência do que se passa em território Europeu, muito se deve à carga fiscal elevada que temos em cima dos nossos ombros em território Nacional, temos muito boa gente a optar por meter gasolina ou gasóleo, exclusivamente em postos ‘low-cost’!
Pois bem, temos como exemplo as bombas da Prio, do Intermarché, da Auchan, do Pingo Doce, etc… Que vendem combustível um pouco abaixo do preço ‘normal’ de mercado.
Ou seja, o termo low-cost ganhou o seu nome, devido ao facto de este ser mais barato, e por ser comercializado fora das redes das grandes gasolineiras, como a Galp, Repsol, BP, Cepsa, entre outras.
Dito isto, caso não saiba, a totalidade dos combustíveis comercializados em Portugal são refinados em Sines (antigamente também em Matosinhos). Assim, a mesma refinaria que fornece a Galp, a BP ou a Cepsa, também fornece a Prio ou as bombas dos hipermercados.
Em suma, os combustíveis sem aditivos (Simples), que são os combustíveis mais comercializados em Portugal, são todos iguais. Além disto, é também preciso referenciar que todos os postos de fornecimento de combustível, em solo Nacional, são devidamente fiscalizados.
Assim, os combustíveis ‘Low-Cost’ são assim tão maus para o nosso carro, ou é tudo igual ao litro? Temos um curioso estudo da Deco sobre este mesmíssimo assunto.
Leia o resto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!