Combustíveis estão mais caros. A culpa é do Governo

Segundo as previsões da passada sexta-feira, os preços iriam mudar, mas não iria nada de significativo, com a Gasolina a encarecer cerca de 1 cêntimos, enquanto o Gasóleo recuava 1 ou 2 cêntimos por litro. No entanto, as ajudas que o governo estava a “dar” aos consumidores, apesar de ainda existirem, estão agora mais fracas.

Sendo exatamente por isso que os preços subiram mais do que o previsto. A subida não está na matéria-prima em si, mas sim nos impostos. Tem piada… Numa altura em que se promove o IVA a 0% em produtos essenciais, temos uma subida nos impostos dos combustíveis, que são igualmente essenciais para tantos consumidores, e claro, empresas.

Combustíveis estão mais caros. A culpa é do Governo

combustíves, gasolina, gasóleo

Portanto, como noticiámos há alguns dias, apesar do preço francamente alto dos combustíveis em Portugal, o preço real é na verdade bem superior ao que podemos ver nos postos de abastecimento.

Afinal, na altura em que escrevi esse artigo, o valor deveria ser 34 cêntimos por litro mais alto, devido ao facto de o Governo Português ter adiado o agravamento de vários impostos como é o exemplo do ISP e do Imposto sobre o Carbono. Pois bem, este “desconto” é agora mais baixo (desde dia 18 de Abril). Com o Governo a “ajudar” apenas em 32,8 cêntimos no litro de Gasóleo, isto enquanto a Gasolina continua a contar com a ajuda de 34 cêntimos.

Na prática, o valor do desconto na Gasolina fica o mesmo, mas recua 1.2 cêntimos no Gasóleo.

Qual é a justificação para isto? Bem, apesar do facto de os combustíveis continuarem caros, especialmente a Gasolina que anda há várias semanas a aumentar. A desculpa é a queda nos preços dos combustíveis.

Agora resta saber como os preços vão evoluir nas próximas semanas, especialmente até à próxima revisão dos “descontos”.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também