(Atualização: Segundo os analistas de mercado, há espaço para uma descida de 8 cêntimos no preço da gasolina, e 5 cêntimos no preço do gasóleo, já a partir da próxima segunda feira!)
Em Portugal, estamos a viver uma autêntica crise com o preço dos combustíveis, em que mesmo em postos low-cost, o preço da gasolina 95 Simples se situa muito próximo do 1,7€ por litro. Um preço incomportável para a grande maioria dos condutores Portugueses.
Pois bem, este aumento agressivo no preço dos combustíveis deveu-se muito ao aumento do preço por barril de petróleo, semana após semana, nos mercados internacionais. Com o preço das gasolineiras a acompanhar, por vezes demasiado bem, este mesmo aumento. (Ao fim ao cabo, a gasolina e gasóleo agora nas bombas, já foi comprada e refinada há algum tempo atrás, a preços obviamente diferentes.)
Dito tudo isto, se o combustível aumenta imediatamente assim que os mercados aumentam o preço do barril de petróleo. Seria normal ver essa mesma tendência, ao contrário, quando o preço desce, não é verdade? Sim! E pelos vistos vamos ter uma descida já na próxima segunda feira. Mas será suficiente?
Combustíveis vão descer! Mas quanto? Será o suficiente?
Portanto, o preço de cada barril de petróleo tem estado numa franca tendência de descida de preço, há várias semanas, estando agora perto dos 70 dólares por barril. (No dia 26 de Outubro, estava acima dos 86 dólares). Um tendência de descida, que aparentemente, vai finalmente resultar numa queda significativa de preços nas bombas de abastecimento de combustível, no início da próxima semana.
Quanto a valores propriamente ditos, ainda não fazemos ideia. Ainda assim, esperemos que seja uma queda igualmente significativa e que acompanhe o valor dos mercados Internacionais. Ou seja, a maior queda de preços do ano de 2021. Ao fim ao cabo, em comparação com o início do ano, o valor de cada litro de combustível aumentou mais de 30 cêntimos. Por isso, é preciso que os valores comecem a descer, rapidamente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está à espera de uma boa descida, ou vamos voltar a ver as tradicionais descidas de 1 cêntimo ou 1,5 cêntimos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!