O Google TV Streamer é o melhor dispositivo de streaming da Google até à data. No entanto tem as suas particularidades. Uma das quais é a falta de um telecomando retroiluminado. No entanto, parece que a Google pode finalmente estar a prestar atenção a este pedido dos utilizadores no que diz respeito ao comando Google TV.
Comando Google TV: uma novidade importante
Relatado pela primeira vez pelo site AFTVNews, a última atualização do Google TV Streamer contém certas linhas que fazem referência à iluminação para controlos remotos compatíveis com o Google TV. Isto está escondido no código da aplicação Configurações, o que significa que ainda não aparece na interface pública.
O código revela que poderá escolher entre três modos de retroiluminação: “Nunca”, que mantém o controlo remoto sempre escuro. Depois tem o ‘Padrão’, que acende as teclas durante cinco segundos após premir qualquer botão. Por fim surge o Programado. Funciona como o ‘Padrão’, mas apenas entre as 18h e as 6h.
Atualmente, a retroiluminação remota na Google TV ou na Android TV depende geralmente de fabricantes terceiros. Estas cadeias de caracteres recentemente descobertas sugerem que a Google está a tentar adicionar suporte direto para a funcionalidade, facilitando a vida dos fabricantes de dispositivos e dos utilizadores.
Dito isto, ainda não é claro se esta atualização irá beneficiar diretamente o próprio Google TV Streamer. O controlo remoto atual do dispositivo não tem retroiluminação. Para além disso ainda não há confirmação se a Google pretende lançar um novo controlo remoto com esta funcionalidade. É possível que a atualização se destine a dispositivos de streaming da Google TV de terceiros que possam oferecer comandos com retroiluminação.
Independentemente disso, a Google parece estar a seguir as sugestões de plataformas rivais, como a Roku, e a prestar atenção à necessidade de tornar a experiência com o telecomando mais conveniente.