Embora em muitos casos possa controlar a sua TV Samsung utilizando os seus botões físicos ou uma aplicação dedicada no seu telemóvel, o comando continua a ser a opção mais conveniente para navegar pelas aplicações, ajustar as definições e interagir com os menus. Por isso, pode ser bastante frustrante quando o comando da sua TV Samsung tem problemas que o tornam inutilizável.
Um comando avariado pode resultar de vários problemas. São exemplo disso, pilhas gastas, interferência de sinal ou falhas de software. Quer esteja a lidar com uma falha total de resposta, botões que não respondem ou desempenho lento da Smart TV, a maioria dos problemas com o telecomando não são tão graves como podem parecer. Por vezes, a solução pode ser tão simples como substituir as pilhas, enquanto noutros casos pode implicar a reinicialização da sua TV.
Por isso, se estiver a enfrentar este problema, não precisa de se preocupar.
Substitua as pilhas
Uma das razões mais comuns para um comando de TV Samsung deixar de funcionar são as pilhas gastas ou fracas. Se o telecomando utilizar pilhas normais, pode tentar substituí-las por pilhas novas. Se estiver a utilizar um telecomando Samsung Smart Remote com uma bateria recarregável, ligue um cabo USB-C à porta localizada na parte inferior do telecomando para o carregar.
Depois de substituir as pilhas ou carregar o comando da TV, pode testar o sinal de infravermelhos (IR) utilizando a câmara do seu telemóvel. Para o fazer, abra a aplicação Câmara no seu telemóvel, aponte a lente da câmara para o comando e prima qualquer botão do comando. No ecrã do seu dispositivo móvel, deverá ver um flash ou luz proveniente do comando. Se não houver flash, o comando pode estar avariado e necessitar de ser substituído.
Outra coisa que deve fazer é verificar se há pó ou sujidade na extremidade superior do telecomando do televisor Samsung. Pode tentar limpar esta área com um pano macio e seco para melhorar a capacidade de resposta do telecomando. Enquanto faz isso, certifique-se de que o sensor da TV não está bloqueado ou obstruído de forma alguma. Por último, experimente desligar o televisor da tomada e voltar a ligá-lo após alguns segundos. Isto deve ajudar a resolver quaisquer falhas temporárias de software que possam estar a causar o problema.
Reinicie e emparelhe novamente o controlo remoto da TV Samsung
Se o controlo remoto da sua TV Samsung ainda não estiver a funcionar, reiniciá-lo pode ajudar. Isso ajudará a estabelecer uma nova ligação entre o controle remoto e a TV, potencialmente resolvendo os problemas. O processo de reposição pode variar consoante o tipo de comando e o modelo de TV que possui.
No caso de comandos de TV mais antigos com um comando normal alimentado por pilhas, comece por retirar as pilhas. Em seguida, mantenha premido o botão de alimentação do comando durante cerca de oito segundos para drenar qualquer energia residual. Quando terminar, volte a colocar as pilhas e teste o telecomando com o televisor para ver se funciona.
Se tiver um modelo de TV de 2021 ou mais recente, terá de premir e manter premidos os botões Voltar e Enter no comando durante 10 segundos para efetuar uma reposição. Depois de repor o controlo remoto, terá de o emparelhar com o televisor novamente. Para tal, coloque-se a uma distância de 30 cm do televisor e, em seguida, prima sem soltar os botões Return e Play/Pause em simultâneo durante, pelo menos, três segundos. Assim que o fizer, deve aparecer uma mensagem de confirmação no ecrã da TV a indicar que o comando foi emparelhado com sucesso.
Actualize ou reinicie o televisor Samsung
O seu telecomando Samsung pode não conseguir controlar a TV devido a um firmware desatualizado ou a falhas de software da própria TV. Se for esse o caso, a atualização do software da TV deverá fazer com que o seu telecomando volte a funcionar. Para tal, vá ao menu Definições do televisor e aceda ao separador Suporte. Depois, selecione Atualização de software e escolha a opção Atualizar.
Uma vez que o comando não está a funcionar, terá de utilizar os botões físicos da sua TV ou os controlos tácteis para navegar nos menus. Em alternativa, pode descarregar a aplicação Samsung SmartThings no seu Android ou iPhone e depois usar o seu telemóvel como comando temporário. Depois de descarregar e instalar a atualização de software, a TV será reiniciada automaticamente. Depois disso, o comando deverá começar a funcionar como esperado.
Se a atualização do software do televisor não resolver o problema, pode considerar a possibilidade de o repor para as predefinições. Isto irá eliminar quaisquer falhas ou configurações incorrectas que possam estar a causar o mau funcionamento do telecomando. Para repor o seu televisor Samsung, aceda novamente ao menu Definições e selecione o separador Geral e privacidade. Em seguida, selecione Repor e introduza o seu PIN (o PIN predefinido é 0000, caso não tenha definido um). O seu televisor será reiniciado automaticamente. Após o reinício, verifique se o telecomando está novamente a funcionar corretamente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!