Não sou de todo o maior fã do Código QR, por me parecer uma tecnologia de transição, e não algo de revolucionário. Ainda assim, é algo cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, ao ser capaz de evoluir com os tempos.
Mas sabe o que é isto? Quando apareceu?
Código QR: Tecnologia foi inventada para quê?
O Código QR (Código de Resposta Rápida) foi inventado em 1994 pela Denso Wave, no fundo, por uma subsidiária da Toyota. O objetivo era simples! O Código QR servia para monitorizar veículos e componentes dentro da fábrica e armazém.
Porém, a tecnologia foi deixada “aberta” para ser adotada por outras empresas quase no imediato. Sendo exatamente por isso que ver códigos QR não é de todo uma grande novidade para quase ninguém.
É exatamente por isso que a tecnologia tem vindo a evoluir ao longo dos anos, sendo hoje em dia uma ferramenta versátil para vários tipos de coisas. Pode servir para abrir links de páginas, entrar em redes Wi-Fi, partilhar contactos, fazer pagamentos virtuais, ou até ver ementas de restaurantes.
Entretanto, além dos três quadrados, é também preciso dizer que os primeiros código QR eram super pequenos, sendo capazes de armazenar apenas 4 caracteres de dados. Hoje em dia, os mais complexos (versão 40) conseguem ter 177 * 177 módulos, o que por sua vez significa algo como 1264 caracteres ASCII, ou até 7089 números.
- Curiosidade: A Heinz enviou todo um lote de frascos de ketchup com um código QR fora do prazo, que por sua vez era capaz de levar os consumidores para um site porno, em vez de um site promocional. Sim, precisam de atualização!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Já se habituou a utilizar este tipo de código? Ou ainda acha uma tecnologia estranha por não fazer ideia do que está ali escondido antes de apontar o telemóvel? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!