Sabor da coca-cola em lata ou garrafa é diferente. Sabe porquê?

Quando se trata de beber refrigerantes, como Coca-Cola, a maioria das pessoas prefere beber de uma lata ou então de uma garrafa, com especial destaque para as garrafas de vidro. Mas será uma simples mania ou há uma boa razão para isso?

De facto, muitas pessoas preferem beber o seu refrigerante de uma forma ou de outra porque afirmam que sentem a diferença entre elas. No entanto, uma vez que os refrigerantes de lata e de garrafa utilizam as mesmas receitas, será que isso é possível ou é tudo imaginação sua?

Os refrigerantes em lata e engarrafados têm um sabor diferente?

Resumindo, não é mania. Há uma ligeira diferença de sabor entre os refrigerantes enlatados e engarrafados – embora, como mencionado, o sabor não tenha nada a ver com os ingredientes do refrigerante.

Em vez disso, o recipiente da bebida e o material de que é feito é provavelmente a razão pela qual a maioria dos fãs de refrigerantes acreditam que as bebidas engarrafadas e enlatadas não têm exatamente o mesmo sabor.

O refrigerante de lata tem um sabor “mais suave” para muitos conhecedores de refrigerantes.

As latas de refrigerante são feitas de alumínio. Quando as latas são montadas, o interior de cada uma é revestido com um polímero à base de  água. O revestimento de polímero mantém as moléculas de refrigerante e alumínio separadas, protegendo a lata da corrosão.

Sem essa barreira, o alumínio poderia corroer (enferrujar) e dar ao refrigerante um sabor metálico intenso. Os especialistas acreditam que é este revestimento de polímero encontrado no interior da lata que afeta o sabor do refrigerante enlatado e lhe dá um sabor ligeiramente mais suave em comparação com o refrigerante engarrafado.

As garrafas de plástico

As garrafas de plástico de refrigerante não têm um revestimento de polímero como as latas de alumínio, mas outro químico na garrafa pode afetar o sabor do refrigerante. Os especialistas acreditam que o acetaldeído no plástico pode alterar o sabor do refrigerante porque se transfere para a bebida.

Alguns consumidores de refrigerantes acreditam que os refrigerantes engarrafados também não têm um sabor tão fresco. Isto pode dever-se ao facto de o plástico ser mais permeável do que o alumínio ou o vidro. Isto permite que o dióxido de carbono (que é o que torna a gasosa) saia mais rapidamente da garrafa de plástico.

Garrafas de vidro – sempre a melhor opção!

O refrigerante em garrafas de plástico e o refrigerante em garrafas de vidro também têm uma diferença subtil de sabor. As garrafas de vidro não transmitem quaisquer químicos para o refrigerante. Por isso, os especialistas dizem que as garrafas de vidro são óptimas para manter o refrigerante com um sabor próximo do original.

Outros fatores que influenciam o sabor do refrigerante

Apesar das datas de validade ou de frescura nas garrafas, os refrigerantes raramente “expiram” devido à acidez e ao gás. No entanto, alguns fatores podem alterar o sabor antes de abrir a garrafa. Estes incluem:

As temperaturas quentes podem alterar o sabor. O refrigerante armazenado durante muito tempo pode não ter um sabor fresco.

Agora já sabe a razão das diferenças da coca-cola em lata ou em garrafa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também