Verifique já se não estão a cobrar a mais na conta da luz!

É algo realmente importante. Sem se aperceber podem estar a cobrar a mais na sua conta da luz e em alguns casos podem ser realmente valores muito altos. Caso contrário, poderia pagar bem menos e aplicar esse dinheiro noutras coisas. Tudo devido às estimativas, a erros na comunicação e não só. No entanto a boa notícia é que agora já consegue verificar se está tudo correto no valor que lhe está a ser pedido ou não. Para fazer isso só precisa de acesso à Internet.

Verifique já se não estão a cobrar a mais na conta da luz!

Trata-se de uma excelente dica que o nosso leitor João Brás enviou acerca da questão das estimativas na conta da luz e é algo que muitos portugueses desconhecem que podem verificar. Tudo graças ao portal da e-Redes e seja qual for o seu operador de eletricidade.

Dito isto, é realmente importante que faça em primeiro lugar o registo no portal de E-Redes. É nele que tem um acesso diário ao consumo da eletricidade todos os dias às 00:00 horas, dos dias anteriores.

Depois pode fazer esse cruzamento de dados com o contador quer seja inteligente, ou dos mais antigos (a cada vez que o leitor de empresa subcontratada pelo vendedor da eletricidade vai fazer a contagem ou na data estipulada a cada utilizador enviar a leitura “mensalmente ou bimensal”).

A primeira coisa que tem de fazer é aceder à página de login do portal E-REDES que está disponível nesta ligação.

pagar a mais na conta da luz Se já tiver conta é só escolher Particular e aceder ao sistema. Se não tiver tem de dar um clique em Registe-se.

A seguir tem de introduzir o seu NIF como mostra a imagem abaixo.

pagar a mais na conta da luz

Depois tem de introduzir os dados de identificação.

Assim são eles o Nome, Email e o Telemóvel.

Depois de ter introduzido essa informação a E-REDES irá fornecer-lhe os dados de acesso. É uma coisa que leva cerca de um minuto ou menos.

A seguir recebe um email com uma ligação para ativar a sua conta. É só dar um clique nessa ligação.

Depois tem de definir a palavra-passe para acesso ao portal.

Quando o fizer tenha muita atenção aos requisitos.

  • Deve ter entre 10 e 15 carateres;

  • Não pode ter mais que dois carateres iguais seguidos;

  • Não pode ser igual ao seu login ou conter os termos PASS ou SAP;

  • Deve ter maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais: $#%@&=.+*_- “;

cobrar a mais na conta da luz

A partir desse momento já vai poder aceder ao portal da E-REDES com os seus dados. Só tem de escolher particular e introduzir os dados que criou.

Como é possível ver pela imagem abaixo, este portal disponibiliza diversas opções. No entanto a parte que nos interessa mais para este caso é o histórico de leituras.

Assim carregue onde diz os Meus locais.

Agora na nova janela clique onde diz leituras.

cobrar a mais na conta da luz

Por fim para aceder à parte de que necessita clique em Consultar Histórico.

Deste modo vai conseguir consultar todos os valores das leituras ao longo do tempo.

cobrar a mais na conta da luz

Com esta informação e tal como refere o nosso leitor é importante dizer às pessoas com consumos por estimativa, para imprimir parte das leituras ou dos últimos três ou quatro meses e confrontar o “recebedor do dinheiro da eletricidade”, com as leituras de consumo devidamente conferidas com o contador e fotografias.

Todos os comercializadores têm acesso à E-redes através dos números dos contratos de cada um. No entanto ignoram, por vezes, isto e acabam por se basear em estimativas. Se não forem corrigidas vai andar sempre a pagar muito mais do que deve.

Entretanto pode também gerir o seu acesso à e-Redes, o de outros contribuintes, e números de outros contadores, de familiares por exemplo, ou vizinho/amigo temporariamente ausentes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também