A clonagem de SIM é uma prática em que um utilizador faz uma cópia do cartão SIM do seu smartphone. Escusado será dizer que isto é algo que o deixa em perigo! De facto, há muitas coisas que podem ficar comprometidas devido a isto. A sua conta telefónica e sobretudo a sua privacidade. No entanto se der conta que algo estranho se está a passar pode evitar grandes problemas. Dito isto, vamos olhar para a questão da clonagem de SIM e dizer-lhe como pode verificar se o seu número está comprometido.
O que é a clonagem de SIM?
Um cartão SIM é algo que comprova que tem acesso a uma rede móvel e operador. O seu número de telefone está associado a um SIM específico. Entretanto ele também tem o seu número próprio de identificação única, registado no prestador de serviços.
Quando um cartão SIM é “clonado” significa uma de duas coisas. Ou existem agora dois cartões idênticos na mesma rede, ou o cartão original foi bloqueado e o número associado a esse cartão foi transferido para um novo SIM que caiu nas mãos de um criminoso. Dizem que foi assim que conseguiram fazer o mega-ataque à rede Vodafone.
Como são feitas as cópias do cartão SIM
Apesar de existirem ferramentas que permitem fazer uma cópia de um cartão SIM, os utilizadores mal intencionados necessitam que o cartão original esteja presente. Então um agressor teria que roubar o nosso cartão em primeiro lugar. Isto não é muito prático. Assim há outra forma mais simples. As pessoas ligarem para o operador e fazerem-se passar para nós para receberem outro cartão em casa. E isto não é muito difícil. Na prática basta saberem os nossos dados como nome completo, contribuinte e cartão de cidadão. Dito isto, basta que o tenhamos perdido uma vez para conseguirem fazer isto. Afinal de contas o contribuinte nunca muda e o número do CC também não.
Sinais de alerta
A clonagem é algo que não é assim tão frequente como isso. Mas acontece! Felizmente existem alguns sinais de alerta que o cartão foi clonado.
Deixa de receber mensagens de texto e chamadas
Se alguém iniciou uma troca de SIMs fazendo-se passar por si, então o SIM no seu telefone será bloqueado. Pode ver uma mensagem de que não tem ligação ou que o seu telefone “não está autorizado” ou algo nesse sentido. Entretanto não poderá fazer ou receber chamadas ou mensagens. Se isso acontecer, é uma boa ideia telefonar imediatamente para o seu fornecedor e perguntar se alguém requisitou algo.
Receber mensagens que não solicitou
Em determinados casos em que os criminosos conseguiram clonar o cartão sem bloquear o seu cartão original, tanto o seu telemóvel como o telefone clonado podem receber cópias das mesmas mensagens. Se começar a receber mensagens com códigos de redefinição de passwords ou outras informações de autenticação de dois fatores (2FA) que não pediu, vale a pena falar com o seu operador. Tudo para se certificar de que o seu SIM é seguro.
A sua conta aumentou e tem chamadas desconhecidas
Por vezes, os criminosos que clonam cartões SIM não querem defraudá-lo diretamente, mas usar o seu número como forma de defraudar outras pessoas. Podem cometer crimes ou fazer-se passar por terceiros. Isto por terem o seu número de telefone.
Por isso, vale a pena ver os seus registos telefónicos todos os meses. Isto só para terem a certeza que não há chamadas extra a serem efetuadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!