Como é que o clima influencia o motor do seu carro?

É fácil assumir que os problemas do motor se devem apenas a problemas nas peças ou na falta de manutenção. No entanto, o clima à sua volta pode ter um impacto real no funcionamento do seu automóvel. É certo que ninguém espera ansiosamente que o motor do seu automóvel falhe. No entanto, as mudanças rápidas de temperatura podem colocar uma grande pressão sobre os componentes do motor. Por exemplo, quando está muito calor lá fora, o motor tem de trabalhar a dobrar para se manter fresco. Quando está um frio de rachar, as temperaturas podem engrossar o óleo do motor. Mas de que outras formas o clima influencia o motor do seu carro?

Os efeitos do calor no motor

Quando as temperaturas sobem, o motor é forçado a trabalhar mais do que o habitual, o que aumenta o risco de sobreaquecimento do motor. Isto acontece porque um motor de combustão interna gera energia através da queima de combustível. Isto requer o equilíbrio certo de oxigénio para funcionar eficientemente. No entanto, a humidade elevada e o calor abrasador perturbam este equilíbrio, dificultando o desempenho do motor no seu melhor. Além disso, como o calor extremo eleva muito as temperaturas do motor, este calor intenso sobrecarrega os componentes críticos. Obriga praticamente o sistema de arrefecimento e o radiador a trabalhar horas extraordinárias para evitar o sobreaquecimento e, com o tempo, este esforço constante desgasta estas peças mais rapidamente do que o habitual.

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O calor também decompõe o óleo do motor, e é por isso que deve certificar-se de que está a usar o óleo certo para o seu carro. Geralmente, quando a temperatura ultrapassa os 135 graus celsius, o óleo do motor começa a mudar. À medida que o óleo se decompõe, deixa de lubrificar corretamente, o que leva a mais fricção, desgaste mais rápido e uma maior probabilidade de danos graves no motor. Além disso, o calor extremo provoca a expansão das peças metálicas do motor. Mesmo a mais pequena alteração de material em termos de forma e tamanho pode acelerar o desgaste, tornando o motor menos fiável ao longo do tempo.

Em conjunto, estes efeitos fazem com que o seu motor envelheça mais depressa do que o normal.

O tempo frio também pode ter uma grande influência

Tal como o calor extremo, o frio intenso pode afetar o seu motor. As temperaturas negativas abrandam as reações químicas de que o motor depende para gerar energia. Curiosamente, é aqui que vemos uma das maiores semelhanças entre os veículos com motor de combustão interna (ICE) e os veículos eléctricos (EV). Embora os VE não tenham motores tradicionais, as suas baterias são igualmente afetadas pelo frio. O frio reduz significativamente os quilómetros que podem percorrer e causa ansiedade de autonomia a muitos proprietários de VEs.

dizer a um mecânico

Para os veículos a combustível, as reações químicas mais lentas em tempo frio tornam mais difícil para a bateria fornecer energia suficiente para ligar o motor. É por isso que, ocasionalmente, pode ter um arranque a frio frustrante, em que tem de rodar a chave várias vezes antes de o motor se ligar finalmente. As temperaturas de congelação engrossam o óleo do motor, tornando-o mais difícil de fluir. Isto obriga o motor a trabalhar mais e a desgastar-se mais rapidamente. Além disso, as baixas temperaturas dificultam a vaporização correta do combustível. Sem a mistura correta de combustível e ar, o motor tem dificuldade em queimar combustível de forma eficiente.

Com o tempo, isto leva à acumulação de depósitos de carbono no interior do motor. É nessa altura que notará que o seu automóvel demora um pouco mais a acelerar ou que o ralenti é bastante irregular. Em última análise, o motor pode acabar por bater.

O problema da humidade

Num ambiente muito húmido, a humidade pode infiltrar-se em locais onde não deveria, causando curto-circuitos e problemas nos sensores. Também acelera a corrosão do metal e reduz o tempo de vida do motor. É por isso que deve pensar duas vezes antes de conduzir numa estrada inundada. A água pouco profunda pode não prejudicar o seu automóvel, mas se for suficientemente profunda para chegar à entrada de ar com o motor em funcionamento, pode entrar no motor e nos cilindros, conduzindo a uma situação denominada bloqueio hidráulico. Um motor bloqueado por água não pode funcionar corretamente.

Mesmo quando a água não chega à entrada de ar, conduzir constantemente em poças ou numa estrada inundada pode ser um problema para o motor do seu carro.

Tudo isto, demonstra que de facto o clima influencia o motor do carro.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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