Todas as grandes fabricantes do mundo automóvel têm no seu portfólio alguns modelos que simplesmente nunca irão desaparecer dos nossos pensamentos, sendo hoje em dia considerados autênticos obras de arte.
No entanto, a atualidade da indústria mudou imenso a forma como um carro é potencializado, e pelos vistos, parece que alguns entusiastas estão dispostos a injetar um pouco de modernidade, ao dar uma nova vida a alguns modelos. Podemos dizer que é uma nova tendência ‘eletrizante’.
Assim sendo, já existem muitas empresas especialistas em realizar a conversão de clássicos em 100% elétricos. A Electrogenic é uma destas especialistas e voltou a surpreender agora com o seu “novo” Citroen DS de 1971.
Electrogenic afirma ter criado o primeiro Citroen DS de 1971 100% elétrico!
Esta afirmação está baseada na conversão para um modelo EV feita de forma profissional. Desta forma, a empresa substituiu o motor 2.0L de quatro cilindros a gasolina por um motor elétrico de 120cv.
Vai sentir saudades do motor a gasolina?
Provavelmente, sim. Ainda assim, a empresa utiliza o motor elétrico com a mesma caixa manual de velocidades original do Citroen DS. Algo que começa a ser uma tendência para esta empresa, de forma a tentar manter algum carácter ao carro.
Além disto, temos também a presença da mesma suspensão pneumática original do carro, mas com ajustes modernos para tornar tudo mais compatível.
A nível de especificações das baterias, temos aqui um pack de 48.5 kWh. Em utilizações reais a empresa afirma que isto é capaz de garantir mais de 225 km de autonomia. Contudo, existe ainda uma variante com mais bateria que aposta em 320 km.
Ainda neste campo, saiba que o carro é capaz de carregar a velocidades de até 29kW, ou em outras palavras cerca de duas horas num carregador com esta potência.
Em suma, para muitos entusiastas isto é facilmente colocas ananas na pizza, ou partir o esparguete a meio. Contudo, isto é uma forma de dar uma nova vida aos clássicos e de voltar a vê-los na estrada. Mas, qual é a sua opinião?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!