Cinco novidades no Google Maps que tem mesmo de conhecer!

O Google Maps tem várias funcionalidades interessantes que transformam esta app em muito mais do que uma simples aplicação de navegação. Entretanto se achava que já estava tudo descoberto, desengane-se. De facto há cinco novidades no Google Maps que tem mesmo de conhecer e que vão deixar os utilizadores realmente interessados!

Cinco novidades no Google Maps que tem mesmo de conhecer!

Forma mais intuitiva de comunicar incidentes

Tal como o Google Maps, o Waze é propriedade da Google, pelo que a introdução da comunicação de incidentes e o facto de a empresa-mãe estar tão empenhada em melhorá-la faz com que muitas pessoas se interroguem sobre o que o gigante das pesquisas tem em mente a longo prazo. Especialmente ao querer apelar também à comunidade que utiliza o Google Maps.

Cinco novidades no Google Maps

Seja como for o mais recente aperfeiçoamento da comunicação de incidentes no Google Maps diz respeito à forma como se fixam os perigos no mapa.

A Google lançou um subtil facelift que inclui ícones de comunicação maiores, uma vez que a empresa pretende que os utilizadores “partilhem mais rapidamente as actualizações”. Em linguagem simples, o Google Maps quer que todos reportem incidentes.

A Google também insiste na parte da confirmação do incidente. A empresa explica que outros utilizadores do Google Maps podem confirmar um incidente com apenas um toque, o que é essencial para garantir que a informação fornecida pela aplicação é exata. Os ícones maiores devem tornar mais fácil, mais direto e mais conveniente para todos usarem o relatório de incidentes. Assim a Google claramente quer melhorar a adoção do recurso lançado em 2019, que ainda não ganhou força.

aplicação Waze

A empresa explica que a nova experiência já está a ser implementada para utilizadores em todo o mundo e estará disponível no Google Maps em todos os dispositivos, incluindo Android e iOS. Também vai chegar ao Android Auto e CarPlay, e até mesmo ao Android Automotive. Ou seja, a Google está a trazer esta funcionalidade para todo o lado apenas para garantir que os utilizadores enviam e confirmam relatórios de tráfego.

a Google acaba de transformar o Google Maps numa máquina do tempo com muitas experiências imersivas.

Máquina do tempo

A nova funcionalidade de realidade aumentada chega ao Google Maps em conjunto com a Ubisoft. Assim permite aos utilizadores explorar pontos de referência de uma forma única.

Com base nas suas recentes funcionalidades centradas na realidade aumentada, que permitem aos programadores e criadores oferecer experiências de realidade aumentada envolventes no Google Maps, a plataforma está a introduzir uma nova forma de os utilizadores explorarem marcos parisienses icónicos, como a Torre Eiffel ou os pavilhões da Exposição Universal.

A experiência de realidade aumentada do Google Maps permite explorar pontos de referência em realidade aumentada, bastando levantar o dispositivo e movê-lo em frente ao ponto de referência. Quem estiver em casa também pode aceder à experiência através do Street View, que agora inclui uma viagem pela história dos monumentos.

“Com a realidade aumentada, pode transportar-se para os anos 1900 e experimentar conceitos arquitectónicos da Torre Eiffel que nunca foram concretizados ou ver os pavilhões da Exposição Universal que foram temporariamente construídos ao longo do Sena para a Feira Mundial de 1900”, refere a Google no seu comunicado de imprensa.

Depois de verificar a experiência de RA, também pode mergulhar no contexto adicional com cartões de informação interactivos.

Entretanto para além da Torre Eiffel e dos pavilhões da Exposição Universal, a Google pretende expandir a funcionalidade. Isto para oferecer vistas históricas em AR e contexto da Paris do século XVIII. Graças a isto pode ver também a Catedral de Notre-Dame e os seus arredores, tal como existiam em 1789, a Bastilha de Saint-Antoine e muito mais. Espera-se que estas experiências cheguem “ainda este verão”. Isto de acordo com a Google.

Aviso para estradas estreitas

A empresa começou a lançar avisos para estradas estreitas em alguns países, avisando os utilizadores de que as estradas em que conduzem vão ficar mais estreitas. A Google utiliza tecnologia avançada, incluindo IA baseada em múltiplos sinais, imagens de satélite e dados do Street View, para determinar onde deve apresentar os avisos de estradas estreitas.

Entretanto o Google Maps também vai começar a recomendar aos condutores que passem por viadutos quando seguirem as rotas sugeridas, mostrando ícones no mapa junto à rota destacada para dar tempo extra aos condutores para se prepararem para a manobra. A funcionalidade estreou-se na Índia, mas é provável que a Google a leve para todo o mundo, porque faz todo o sentido para quem quer chegar ao seu destino de forma mais conveniente.

Velocímetro no iPhone

O Google Maps também recebeu um velocímetro no iPhone e no CarPlay. Tudo para que os utilizadores possam ver a velocidade a que vão, lado a lado com a informação relativa ao limite de velocidade. Anteriormente, o Google Maps apenas mostrava o limite de velocidade. O velocímetro era um pedido de longa data da base de utilizadores da Apple que a Google decidiu subitamente tornar realidade.

Maior suporte para estações de carregamento

O Google Maps também está a melhorar o suporte a estações de carregamento de veículos elétricos. É algo que o Waze também oferece, mas apenas com uma implementação básica. Entretanto esta função começou a confiar mais na IA. Especialmente porque a empresa-mãe está a migrar numa direção cada vez mais focada na tecnologia de nova geração e na inteligência artificial.

O que acha das cinco novidades que chegaram ao Google Maps?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também