Os cigarros eletrónicos ou os vape estão a tornar-se rapidamente uma alternativa para muitos fumadores habituais, principalmente porque apresentam menos riscos para a saúde. No entanto, os efeitos da utilização de vaporizadores e cigarros electrónicos ainda estão a ser estudados. Entretanto o facto de serem “mais seguros” do que os cigarros tradicionais não significa necessariamente que sejam bons para si. Embora o aerossol emitido por estas alternativas contenha normalmente menos químicos tóxicos do que os encontrados nos cigarros normais, podem ainda conter químicos nocivos como a nicotina, o chumbo e outros agentes cancerígenos. Que tudo faz mal à saúde não é surpresa. No entanto, a verdade é que os cigarros eletrónicos também fazem muito mal à tecnologia. Sabia?
Cigarros eletrónicos são um perigo para a tecnologia! Sabia?
Independentemente da sua opinião sobre as alternativas aos cigarros, há muitas razões para os proprietários de PCs e consolas de jogos de vídeo evitarem vaporizar perto do seu equipamento. Especialmente porque são equipamentos caros.
Há uma série de razões pelas quais vaporizar ou fumar cigarros electrónicos perto do PC pode ser prejudicial para os componentes do dispositivo. No entanto, todas elas vão dar a um resíduo que se pode formar no interior da máquina. A vaporização produz um aerossol, normalmente designado por vapor. Assim contém pequenas gotículas de líquido que se podem condensar e depositar como resíduo em superfícies. Incluindo as partes internas de um PC ou consola de jogos. Com o tempo, este resíduo pode acumular-se e interferir com a forma como os componentes informáticos interagem uns com os outros, causando uma série de problemas a longo prazo.
Para piorar a situação, o resíduo que se pode formar nas peças do PC não é apenas vapor de água. É antes uma película pegajosa que contém químicos, sabores de vape e nicotina. Com o tempo, esta película vai-se acumulando camada a camada. Assim é especialmente provável que se forme em componentes de PC expostos ou semi-expostos, como ventoinhas e outras aberturas na estrutura do seu PC ou consola de jogos.
De certa forma, o efeito que a vaporização pode ter no seu PC ou consola não é de todo diferente do efeito que pode ter nos seus pulmões.
O que os resíduos podem fazer
Como se não bastasse o facto de os resíduos afetarem as capacidades de arrefecimento do PC, uma vez que se acumulem resíduos suficientes nos componentes internos do PC ou da consola de jogos, podem espalhar-se por partes mais sensíveis, como a RAM, a motherboard e a placa gráfica. A acumulação pode levar à corrosão ao longo do tempo, afetando o desempenho do PC ou da consola até o hardware falhar inevitavelmente.
Como já foi referido, o melhor que pode fazer para evitar que os resíduos de vapor se formem no interior do seu PC é abster-se de fumar em frente da consola. Se já o fez muitas vezes deve limpá-la com regularidade. No entanto, isto pode ser mais fácil de dizer do que de fazer. É que a natureza pegajosa dos resíduos pode tornar o interior do computador num íman para o pó e outras partículas. A poeira extra em cima do resíduo só pode piorar a situação dos componentes internos, além de tornar as peças mais difíceis de limpar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!