O envelhecimento é caracterizado por um declínio progressivo da função fisiológica. As vias bioquímicas com a idade tornam-se cada vez mais desreguladas. Isto é, à medida que a idade progride, diminui os mecanismos de regeneração e detecção dos danos no ADN.
O envelhecimento é uma batalha que sabemos que não podemos vencer! Pelo menos por enquanto…
Contudo, uma vez que ninguém gosta de envelhecer, ao longo dos anos, os cientistas procuraram respostas!
Tentando identificar as raízes desse processo biológico e descobrir se há alguma maneira de parar ou reverter o envelhecimento… Dito isto, houve pequenos sucessos ao longo do caminho! E este novo estudo, é um desses casos.
Os investigadores conseguiram reverter o processo de envelhecimento de algumas células humanas. Dentro das células existem vários organitos – os órgãos celulares! As mitocôndrias são um tipo de organito bastante importante uma vez que produzem a energia celular.
Em suma, o estudo baseou-se na administração de uma molécula específica na mitocôndria.
A entrega dessa molécula à mitocôndria impediu que as células chegassem à fase de não se poder duplicar – designada por senescência! Alguns pesquisadores acreditam que o acumulo de células senescentes nos órgãos é um dos gatilhos do envelhecimento.
Ainda não se entende completamente por que é que as células se tornam senescentes à medida que envelhecemos. Contudo, danos no ADN e nas porções finais dos cromossomas assim como exposição à inflamação são hipóteses!
O estudo foi publicado na revista ‘Aging’ e descreve como in vitro a administração direta de ácido sulfídrico às mitocôndrias pode permitir que as células recuperem as habilidades de divisão!
O ácido sulfídrico, também conhecido como sulfureto de hidrogénio, é o composto do característico cheiro dos ovos podres. É perigoso em doses altas, mas tem demonstrado benefícios em baixas concentrações. Dito isto, administrá-lo directamente onde é necessário é fundamental para reduzir os riscos.
Adicionalmente, a presença desta molécula na mitocôndria pode aumentar a abundância de certos fatores que corrigem os danos no ADN.
Em síntese, é com ensaios de sucesso que se chega mais próximo da solução.
Entender a diferença entre as células velhas e novas e como reverter o processo é sem dúvida um bom presságio!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!