Cientistas criam robô com uma característica muito humana!

Quando penso no futuro da tecnologia e na forma como vai afetar as nossas vidas, lembro-me de imediato dos robôs. Claro que o cenário que imagino nada tem a ver com o famoso filme Terminator, ainda que nunca se saiba o que lá vem. Eventualmente, tudo será muito mais tranquilo e esses robôs serão criados para tornar a nossa vida mais simples. É verdade que inicialmente a interação poderá não ser muito simples. Mas depois, tenderá a ficar. Até porque querem dar características mais humanas a estes robôs para facilitar a convivência connosco e até para que eles funcionem melhor. Mas o que poderá ter um novo robô em particular?

Cientistas criam robô com uma característica muito humana!

A propósito disto, uma equipa de cientistas conseguiu ir da teoria à prática. Assim trabalharam juntos para criar uma tecnologia que permite que os robôs de corpo mole “suem” e, assim, se mantenham frescos. Para isto, a equipa começou por desenvolver uma mão à base de hidrogénio para provar este conceito. O exterior de cada um dos “dedos” do robô está coberto com uma “camada dorsal de poliacrilamida microporosa”, que contém poros sensíveis à temperatura.

robô

Em baixas temperaturas, os poros permanecem fechados, mas quando parte de um dedo fica muito quente, os poros dilatam, permitindo que a água armazenada no interior saia na forma de “transpiração localizada”.

A ideia é certamente impressionante, mas quão eficiente é esta forma de arrefecimento?Segundo os investigadores, a transpiração permitiu que o robô revelasse “um aumento de 600% na taxa de arrefecimento” (cerca de 39,1 graus Celsius por minuto) quando comparado com dispositivos semelhantes “sem transpiração”.

Além disso, esta versão com suor permite um arrefecimento ainda mais eficaz do que podemos ver nos “melhores sistemas animais”, embora isto acarrete uma “diminuição temporária” da eficiência operacional.

É verdade que a investigação completa é bastante técnica, mas ainda assim é fácil percebermos que eles conseguiram um marco muito interessante. Afinal de contas estão a conseguir criar robôs com caraterísticas cada vez mais humanas. Se quer ler mais sobre este estudo, pode fazê-lo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...