Existem coisas em que normalmente não pensamos e só quando chegam os alertas dos especialistas é que percebemos que coisas simples nos podem deixar em grande perigo. Neste caso é o próprio chuveiro que o pode estar a deixar doente e nem sequer faz ideia.
Alerta: o seu chuveiro está a deixá-lo em grande perigo!
Quando se limpa a casa de banho, o chuveiro pode muitas vezes ficar esquecido, mas é importante limpá-lo frequentemente. De facto, os pequenos buracos na cabeça do chuveiro estão carregados de bactérias – o que é um pensamento sombrio.
Pode pensar que isto não representa grande perigo mas é exatamente o oposto. É que basta o sistema imunitário de alguém estar mais comprometido, especialmente no caso de quem está a sofrer com doenças oncológicas ou em tratamento, para tudo poder correr mal.
Mas será a solução limpar com lixívia? Nunca!
Parece lógico, mas, na verdade, vai aumentar a contagem de bactérias em três vezes. Então, qual é a alternativa? É tão simples como limpar com vinagre e água.
Uma investigação levada a cabo por especialistas descobriu que os chuveiros sujos albergam normalmente quatro tipos principais de bactérias nocivas.
- Fungos Malassezia e Acanthamoeba – Causam doenças oculares como a blefarite e, em casos raros, perda de visão.
- Malassezia Restricta – Causa infecções no couro cabeludo.
- Pseudomonas aeruginosa – Provoca infecções nos ouvidos.
- Bactéria Legionella – Extremamente rara, mas pode resultar no desenvolvimento da doença dos legionários. É mais provável que seja encontrada numa instalação pública do que em casa.
O ácido do vinagre branco consegue quebrar os depósitos minerais e remover as bactérias da cabeça do chuveiro. No entanto, é importante garantir que está a utilizar vinagre branco destilado e não qualquer outro tipo, uma vez que o vinagre castanho pode manchar a cabeça do chuveiro.
Ao fazer isto vai garantir uma coisa. Mais saúde para todos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!