Chromecast com Google TV recebeu um update importante!

Cerca de seis meses depois do último update, eis que o Chromecast com Google TV acaba de receber muitas novidades, sobretudo ao nível de desempenho. A versão QTS1.210311.036, por enquanto, continua a apostar no Android 10. Isto apesar da versão 12 estar disponível. Para além disso, instala as atualizações de segurança de outubro. Mas o que é realmente importante é que foram feitas grandes otimizações ao nível do armazenamento e gestão.

Chromecast com Google TV recebeu um update importante!

Uma das grandes mais valias é também um melhor suporte para a reprodução de conteúdos Dolby Vision e mais rapidez na descodificação de vídeo DRM. Entretanto os vídeos também devem agora ser reproduzidos em HDR10 em vez de HDR HLG.

Chromecast com Google TV

É um update pequeno com cerca de 158MB, mas que no entanto vale bem a pena.

Para descarregar e instalar a última versão de software para o Chromecast clique na sua imagem de perfil no canto superior direito. Depois vá a Definições > Sistema > Sobre > Atualização de Sistema.

Este deverá ser o último update de 2021.

Entretanto também há novidades muito interessantes que chegaram ao ChromeCast antigo. É que para começar o YouTube vai funcionar como uma verdadeira aplicação independente. Isto é sem dúvida uma excelente notícia!

Uma grande novidade na versão antiga! Tire da gaveta

A empresa anunciou esta alteração no Twitter e fala de um método melhorado para navegar pelas subscrições ou vídeos recomendados. Dito isto, em vez de mostrar o ecrã genérico, surge a interface do YouTube que tão bem conhecemos. No entanto e uma vez que o Chromecast antigo não tem comando surge um D-Pad virtual que podemos utilizar para navegar pelos vídeos e playlists. Apesar disto existe suporte para comandos de TV através do standard HDMI-CEC.

Esta é sem dúvida uma grande melhoria face ao método clássico de selecionar e transmitir conteúdo. No entanto, para já esta novidade só está limitada a uma única app.

Entretanto esta é uma grande melhoria face ao método clássico de selecionar e transmitir conteúdo. Apesar de só estar limitado neste momento a uma aplicação YouTube é provável que chegue a outros como a Netflix. Isto será sem dúvida uma grande melhoria.

Chromecast antigo

Se tem um Chromecast pode verificar se já recebeu esta novidade. Para isso ligue o dispositivo e depois comece a transmitir conteúdo da app YouTube do seu smartphone para ele. Se já tiver acesso a esta função vai surgir a nova interface.

De facto, para as coisas ficarem ainda melhores só falta que esta novidade chegue a mais aplicações. Isto era quase tornar o ChromeCast antigo independente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também