O Chrome é o browser mais utilizado no mundo e é sem dúvida um dos melhores. No entanto, há algumas queixas. A memória que ocupa e o impacto nos recursos do sistema são as principais. No entanto tudo vai mudar e quem está a contribuir muito para isto é a Microsoft. Ora a nova função que está quase a chegar ao Chrome vai permitir carregar as páginas em modo turbo. E o melhor de tudo é que isto vai acontecer em todas as plataformas. Ou seja, Windows, Linux ou macOS. Esta novidade utiliza uma espécie de cache para permitir o carregamento instantâneo de páginas locais. No entanto, há também uma nova função para carregar páginas externas de forma muito mais rápida!
Chrome: prepare-se para carregar as páginas em modo turbo!
No que diz respeito às páginas internas tudo o que for corrido através de chrome:// terá mais velocidade. Na prática a base é esta. Lê a página na diagonal para depois quando a voltar a ler já ter as bases e ser tudo mais rápido. Utilizando um protótipo desta função, a Microsoft conseguiu reduzir os tempos de carregamento entre 11 e 20%.
Mas ao nível das páginas externas que é o que interessa à maioria das pessoas tudo vai ficar também melhor. O aumento de desempenho parece estar baseado na implementação da funcionalidade “back-forward cache”, que está agora a caminho das versões para Windows, Linux e macOS.
O que é isto? Como é que a velocidade vai aumentar?
Muito resumidamente, o seu computador vai começar a guardar a totalidade da página anterior em cache. Por isso, se por acaso adora “voltar atrás”, a coisa vai acontecer de forma quase instantânea. Curiosamente, é algo que já existe desde a versão 87 do Google Chrome para Android.
Isto não funciona apenas na página que voltar atrás, visto que quando o fizer pela primeira vez, o Chrome vai imediatamente meter em cache a página visitada antes desta, bem como a página agora à frente. Ou seja, quer vá para à frente, ou para trás, irá aparecer tudo super rapidamente.
No fim o que importa é que tudo vai ficar mais rápido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!