Chrome: separadores serão ordenados por inteligência artificial

O Google está a adicionar IA a todos os cantos e recantos de seus serviços. Entretanto não parece que os próximos lançamentos do Chrome também fiquem de fora. Assim descobriu-se que a empresa está a trabalhar numa nova seção de configurações de IA, que será responsável pela ferramenta de organização automática de separadores do Chrome. Teremos também um novo auxiliar de preenchimento automático. Será boa ideia termos separadores ordenados por IA no Chrome?

Chrome: separadores serão ordenados por inteligência artificial

O novo painel de configurações ainda está em desenvolvimento. Assim não parece ser acessível sem passar por alguns obstáculos ou flags ocultas. Como relata o especialista em Chrome @Leopeva64 no X (antigo Twitter), esta nova secção de definições de IA chama-se oficialmente “Avançadas”, mas o seu URL parece deixar claro que as suas definições estão relacionadas com a IA, situando-se em chrome://settings/ai.

Chrome separadores ordenados

No entanto, com base no vídeo do especialista, é evidente que a secção está longe de estar concluída no seu estado atual. Existe um único botão que diz “Mostrar definições adicionais”, que revela outro botão “Auxiliar de preenchimento automático” quando ativado. A ativação desta opção também requer atualmente o reinício do browser, e não é totalmente claro o que faz a função de auxiliar de preenchimento automático. Leopeva64 relata que era originalmente conhecido como “Compose”. Esse nome sugere uma ferramenta muito mais avançada do que apenas um auxiliar de preenchimento automático, mas é o que temos agora.

Leopeva64 afirma ainda que a funcionalidade de organização de separadores anteriormente identificada também fará parte deste painel de definições.

Esta funcionalidade estava em desenvolvimento como parte da interface do separador Procurar. Depois de abrir um determinado número de separadores, é suposto aparecer automaticamente um botão “organizar separadores” na secção. Isto torna possível ordenar de forma automática os separadores por si. Anteriormente, não estava claro se a função era ou não alimentada por IA. Mas estando nas configurações de IA, é quase certo que sim. Ou então por algum algoritmo de aprendizagem de máquina.

Estas estão longe de ser as únicas funcionalidades de IA em que a Google está a trabalhar em diferentes produtos. A ferramenta de IA mais proeminente da empresa é provavelmente o Google Bard, o concorrente do ChatGPT, que é capaz de trabalhar com qualquer entrada que se possa imaginar. A empresa também tem uma gama de ferramentas fotográficas de IA, incluindo o Magic Eraser e o Magic Editor no Google Fotos. Estas ferramentas permitem-lhe apagar e preencher áreas de fotografias de forma inteligente e alterar totalmente a composição.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também