EntDe forma discreta e sem muito alarido, a Google lançou uma versão nativa do Chrome para Windows em ARM. Os utilizadores notaram que a última versão do Canary está agora a ser executada nativamente em computadores com Windows 10 e 11 com chips Qualcomm.
Google lançou versão nativa do Chrome para Windows em ARM
O Google ainda não fez um anúncio oficial ou indicou prazos específicos sobre quando pretende lançar o Chrome para Windows em ARM no Canal Estável. A partir de agora, a única maneira de fazer com que o Chrome seja executado nativamente no seu Surface Pro 9 5G, Surface Pro X ou outro computador Windows com ARM é descarregar o Chrome Canary a partir do site oficial.
Tenha em atenção que as compilações nocturnas são instáveis e estão frequentemente repletas de bugs ou instabilidades, pelo que é melhor esperar um pouco mais antes de tornar a versão ARM64 do Google Chrome no seu navegador principal. Lembro que o Firefox e o Edge já suportam Windows em ARM, então há alternativas para aqueles que não querem usar o Chrome.
Entretanto a Google tornar o seu browser compatível com ARM no Windows é um grande negócio, considerando a posição dominante desta app no mercado de desktops. Embora ele se possa executar “como está” em computadores Windows com processadores ARM, as aplicações emuladas oferecem desempenho e eficiência energética inferiores. Assim e com a Microsoft, a Qualcomm e outros fabricantes a planearem levar o Windows em ARM a mais dispositivos, graças ao recente anúncio do Snapdragon X Elite, o Chrome optimizado para ARM no Windows não podia chegar em melhor altura.
Eis como pode verificar se está a executar uma aplicação nativa ou emulada no seu computador:
Assim abra o Gestor de Tarefas (pode clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas no Windows 11).
No separador Processos, clique com o botão direito do rato na aplicação que pretende verificar e seleccione Ir para detalhes.
Entretanto verifique a coluna Arquitetura. As aplicações nativas surgem como Arm64.
O Windows era a única plataforma suportada por ARM sem o Google Chrome nativo. A empresa optimizou o Chrome para Apple Silicon Macs há muito tempo, e também tem uma versão ARM dedicada para os seus Chromebooks.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!