Chrome para Android vai dar mais opções de permissão

Como utilizadores de Android, temos muitas opções ao nível de browsers. O Chrome, Firefox e Edge são os preferidos, embora existam outros como o Brave que representam uma alternativa legítima. A existência de tantas aplicações faz com que cada fabricante se preocupe em agarrar o número máximo de utilizadores que conseguir. Ora isto leva à aposta em funções que normalmente são meio caminho andado para atrair mais pessoas. A propósito disto, na sua última atualização, os programadores do Chrome introduziram uma nova funcionalidade no Chrome Canary para Android que promete dar aos utilizadores mais opções de permissão.

Chrome para Android vai dar mais opções de permissão

O utilizador do X (Twitter) e especialista em leaks, @Leopeva64, destacou que o Google adicionou uma flag de “permissões únicas” ao Chrome Canary para Android. Esta funcionalidade foi lançada para os utilizadores do Chrome para computador com a versão 116. As solicitações de permissão do browser podem variar, mas, normalmente, todas seguem um modelo semelhante. Quando uma página pretende aceder a permissões como a geolocalização, a câmara ou o microfone, o browser pergunta-lhe se pretende autorizar. Antes do Chrome 116, existiam três opções: Permitir, Bloquear e Sair (permissões bloqueadas temporariamente). A nova experiência de utilizador de permissões oferece quatro opções: Permitir desta vez, Permitir em todas as visitas, Não permitir e Sair. Ora, o Chrome adicionou uma flag para ativar as novas opções de permissões ao Chrome Canary para Android, mas a funcionalidade ainda não está disponível.

Chrome para Android permissão

Para quem não está familiarizado com o Chrome Canary, é uma versão do Chrome utilizada para testar novas funcionalidades. É uma versão separada da versão estável que provavelmente utiliza diariamente, mas é uma óptima ferramenta para os fãs do Chrome verem as novas funcionalidades que os programadores do Chrome podem estar a testar. Assim, a flag de permissões únicas adicionada ao Chrome Canary para Android significa que a Google está a testar a funcionalidade.

Entretanto tal como introduzido no lançamento do Chrome 116, o novo design das permissões oferece mais clareza e maior controlo por parte do utilizador.

Embora seja apenas mais uma opção, a capacidade de permitir permissões temporariamente concede muito mais flexibilidade. Os anteriores avisos de permissão do Chrome permitiam aos utilizadores conceder acesso persistente, bloquear o acesso persistente ou bloquear o acesso temporariamente. Faltava-lhe a capacidade de permitir temporariamente determinadas permissões. Para alterar as permissões, o utilizador tinha de aceder às definições específicas do site no seu browser. A adição de “Permitir desta vez” permite que os utilizadores autorizem temporariamente as permissões se não estiverem preparados para conceder totalmente o acesso persistente a um Web site.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também