Chrome ou Firefox: qual é o browser que deve instalar?

Na guerra entre browsers e depois da morte do Internet Explorer sempre existiram dois claros vencedores. Falo do Chrome e do Firefox. Mas afinal qual a melhor opção para ter no seu computador? O Chrome, o browser da Google, ou o Firefox?

Chrome ou Firefox: qual é o browser que deve instalar?

O Chrome é sem dúvida o browser mais utilizado e por uma boa razão. Temos uma integração total da conta da Google, um ecossistema de extensões muito completo e uma boa app para dispositivos móveis. Para além disso, o Chrome até bloqueia alguns anúncios que não estão em conformidade com os standards da indústria.

Google Chrome 81 falha,Chrome ou Firefox

De facto uma sincronização simples é uma grande vantagem, especialmente quando ela é feita com a conta da Google. Só precisamos de fazer login, quer seja no computador ou no smartphone, para termos um acesso rápido aos favoritos, dados de navegação e preferências. Até as extensões ativas se mantêm sincronizadas entre os dispositivos. É verdade que outros também o fazem. No entanto, o Chrome fá-lo melhor.

A velocidade é também outra mais valia do Chrome. É verdade que muitos se queixam, e bem, da quantidade de memória que este browser ocupa, sobretudo quando tempos vários separadores abertos. No entanto, isto é um mal transversal à grande maioria dos browsers. Neste campo, apenas o Safari se parece portar melhor.

no Chrome

Este browser inclui ainda um gestor de palavras-passe que gera e recomenda automaticamente passwords fortes quando um utilizador cria uma nova conta numa página na Internet. Entretanto, a barra de pesquisa, ou Omnibox, disponibiliza “resultados avançados”, que incluem respostas úteis para perguntas introduzidas, além de resultados obtidos com a calculadora, resultados de eventos desportivos e muito mais.

Por fim temos uma lista de favoritos muito acessíveis, um modo escuro que funciona bastante bem e até há um modo escondido que permite colocar todos os sites neste modo ao inverter as cores.

O Chrome é rápido, gratuito, leve e tem uma excelente aparência. Tudo está exatamente onde deveria estar, os controlos de privacidade e segurança são de fácil acesso.

Firefox

Se isto fosse uma corrida de automóveis o Firefox quase que apanhava o Chrome no primeiro lugar. É que a Mozilla tem feito muitos esforços no desenvolvimento deste browser. Temos um aspeto visual muito interessante e quando criou o “Quantum” abriu porta a algo que no futuro poderá fazer a diferença. O Firefox Quantum foi desenvolvido para aproveitar o máximo de processadores com vários núcleos de forma que os clientes não conseguem. Isto pode não fazer muita diferença na navegação diária, mas a Mozilla Corporation acredita que isto será uma grande vantagem no futuro.

Outras mais valias dão conta de melhores proteções de privacidade, sincronização melhorada de palavras-passe entre dispositivos e alertas de violação integrados.

Para além do que referimos é um browser muito eficaz, com um catálogo muito completo de extensões. Tem também uma excelente app para dispositivos móveis, o Firefox Mobile. Da mesma forma como acontece com o Chrome pode partilhar favoritos entre dispositivos, no entanto terá de criar uma conta separada do Firefox. Logo por este motivo, tudo não é tão simples como no Chrome.

Chrome ou Firefox

Se tivermos de apontar a maior diferença, o Firefox está mais centrado na privacidade do que o Chrome e é comparativamente rápido. No entanto é bastante mais limitado nas funcionalidades. Em termos de utilização de memória não há grande diferença entre os dois.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também