Se utiliza o Chrome para navegar sabe de certeza que é possível fazer muitas coisas com este browser. Dependendo das suas necessidades, poderá ter várias extensões do Chrome e outros suplementos em execução enquanto navega na Internet. Dito isto, a quantidade de largura de banda que o Chrome consome pode afetar o seu desempenho, bem como a duração da bateria do seu dispositivo. A Google está demasiado consciente deste problema e tem estado a trabalhar em soluções para melhorar o desempenho no Chrome.
Chrome tem uma nova secção para melhorar o desempenho
O conhecido leakster @Leopeva64 publicou recentemente uma atualização no X (antigo Twitter), incluindo uma captura de ecrã das alterações que a empresa fez num painel de desempenho para a barra lateral do Chrome. Em comparação com o aspeto do painel Desempenho quando foi apresentado em testes em novembro de 2023, existe agora uma nova secção Saúde do browser. Esta secção está situada no topo das secções Poupança de bateria e Poupança de memória – também alojadas no separador Desempenho – para ajudar os utilizadores a ter uma melhor ideia de como o Chrome está a afetar a sua experiência de navegação.
Originalmente, a Google alojava o acesso às preferências de Desempenho na opção “Mais ferramentas” do menu de transbordo do Chrome. Agora, parece que está a surgir como uma opção de menu autónoma, uma vez que apareceu em versões recentes do Chrome Canary. Ao aceder às suas preferências de desempenho, pode obter uma visão rápida da quantidade de RAM que o Chrome está a consumir enquanto navega. Por sua vez, pode ajustar estas definições por Poupança de energia ou Poupança de memória, por exemplo, para limitar o impacto do Chrome no seu dispositivo.
Dependendo do dispositivo que está a utilizar, estas preferências podem ou não estar activadas por predefinição. Por exemplo, a Poupança de energia não se ativa se estiver a utilizar o Chrome no ambiente de trabalho (por razões óbvias). Em todo o caso, parece que a Google está a avançar no sentido de tornar as definições de Desempenho mais visíveis. No início de 2023, muitas delas ainda estavam escondidas por detrás de flags, enquanto a empresa resolvia os problemas. Como se pode ver nas capturas de ecrã mais recentes, em breve poderão ser utilizadas pelos utilizadores do Chrome durante a navegação na Internet.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!