Neste momento já existem alguns sistemas de proteção para quem tem telemóveis Android. No entanto, apesar de todos os esforços da Google é difícil existir uma segurança completa. É verdade que o Play Protect nos telemóveis Android, já analisa automaticamente as aplicações em busca de malware. Mas para tornar tudo mais eficaz, parece que a Google está a adicionar outra camada de defesa ao fazer sideload de aplicações. Assim o segredo para ter o telemóvel Android mais seguro vai estar no Chrome!
Chrome mais seguro? Veja como funciona o novo sistema
De acordo com o site MSPowerUser o Chrome para Android poderá em breve analisar ficheiros APK em busca de malware. A Google está a testar esta novidade como uma flag no Chrome Canary para Android.
Uma parte da flag diz “Verifique se há malware nos downloads de APK no Android”. Por outras palavras, o Chrome irá analisar os seus ficheiros APK recentemente descarregados para garantir a sua segurança. No entanto, a funcionalidade não parece estar a funcionar neste momento.
Esta será uma camada de proteção bem-vinda para os telemóveis Android. Até agora o Play Protect analisa normalmente estes ficheiros antes de os instalar. Para além disso também analisa periodicamente as suas aplicações instaladas para garantir que são todas seguras. Com esta novidade no Chrome as coisas ficam ainda melhor. É que os ficheiros APK são uma das grandes portas de entrada para as ameaças no sistema. Eles serem analisados assim que se descarregam é sem dúvida uma boa notícia para quem faz o sideload de aplicações.
O que é o Sideload?
O que conhecemos como sideloading é, basicamente, tudo o que envolve carregar coisas no seu telemóvel “a partir de outras fontes”. Em vez de instalar aplicações a partir da Google Play Store, algumas aplicações serão distribuídas através de outros meios, como lojas de aplicações alternativas ou mesmo websites. Pode instalar qualquer aplicação no seu telefone descarregando o respetivo ficheiro APK, abrindo esse ficheiro e clicando em “instalar”. A partir daí, a aplicação funcionará como qualquer outra aplicação que tenha descarregado na Play Store.
No entanto, existem restrições. Se uma aplicação não estiver disponível na Google Play Store, não terá forma de se atualizar, o que significa que sempre que quiser atualizar a aplicação, terá de descarregar novamente o APK e instalá-lo de novo. O seu telefone Android também impõe restrições à instalação de APKs.