Confuso com o Chrome: conheça o guia de privacidade!

Nos últimos anos, a Google tem vindo a levar a privacidade muito a sério. Isto em todos os seus produtos e serviços. Assim tem feito várias melhorias relacionadas com isto no Chrome e foi a propósito disto que lançou um guia de privacidade. Tudo para o ajudar a compreender que dados está a partilhar em troca de uma melhor experiência de navegação. Quase cinco meses depois, este guia está finalmente a tornar-se oficial para os utilizadores do Chrome.

Confuso com o Chrome: conheça o guia de privacidade!

De uma forma geral, o Guia da Privacidade ou Privacy Guide pretende explicar o impacto que certas funcionalidades do Chrome terão na sua privacidade. Esta função aparece no separador Privacidade e segurança das definições do Chrome. Está disponível a partir do menu de três pontos no canto superior direito.

Chrome Guia de Privacidade

Assim e como o nome indica temos acesso a uma visita guiada a algumas opções comuns relacionadas com a privacidade e revela o que cada uma faz, incluindo cookies, Navegação Segura, sincronização de histórico, etc. Por exemplo, o guia explica que quando ativar a sincronização de histórico no Chrome, o histórico de navegação é sincronizado em todos os dispositivos, permitindo-lhe continuar com a sua sessão de navegação. No entanto, a funcionalidade requer que os URLs que visita sejam guardados na sua conta Google.

Da mesma forma, ter a proteção de navegação segura ativada no Chrome impede-o de visitar sites nocivos e proteger o seu PC. No entanto, requer que os URLs vão primeiro para os servidores da Google para efeitos de verificação. Além disso, os dados também estão ligados temporariamente à sua conta Google para que esteja protegido em diferentes serviços e aplicações.

Não é que o guia de privacidade seja uma coisa do outro mundo porque na realidade não o é. A questão é que nos ajuda a perceber a maioria das funções do Chrome relacionadas com a privacidade.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também