Não é grande novidade que de vez em quando temos aplicações maliciosas a dar um ar de sua graça na Play Store, a principal plataforma de download de aplicações para o SO Android. Contudo, não é apenas aqui que a Google falha no aspeto da segurança… A Chrome Web Store também tem os seus problemas! Ao fim ao cabo, é um alvo bastante apetecível para os ‘hackers’, visto que a grande maioria dos utilizadores usam e abusam do Google Chrome, o browser mais popular do planeta.
(Chrome) Google removeu 106 extensões maliciosas da sua loja
Portanto, segundo a agência Awake Security, foram identificadas 111 extensões capazes de roubar informações aos utilizadores. Estamos a falar de extensões que entre si contam com mais de 33 milhões de downloads!
Pois bem, segundo o relatório da Awake, a grande maioria destas extensões diziam ser capazes de aumentar a velocidade da navegação, conversão de tipos de ficheiros, e curiosamente, até avisavam o utilizador se por ventura este tentasse entrar num website ‘perigoso’. No entanto, a sua real missão era tirar screenshots, ler o que estava no painel de transferências, e claro, ler o que o utilizador escrevia no teclado para tentar roubar passwords e cookies de autenticação.
Curiosamente, tudo indica que todas as extensões foram criadas pelo mesmo grupo, visto que o código é todo ele muito similar. Um atacante que até conseguiu enganar a Google ao entregar dados de contacto falsos, para meter as extensões na plataforma Chrome Web Store.
Entretanto, a Google já removeu 106 extensões deste pacote, permanecendo apenas 5 na plataforma. Assim, se por ventura tiver alguma destas extensões instalada, ela irá continuar presente no browser, mas irá ser automaticamente desativada.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!