Chrome está mais rápido no Android e nos Mac!

Ao longo dos anos, a Google tem trabalhado para tornar o Chrome mais rápido. No entanto isto não é uma tarefa muito simples. Isto porque este browser tem de correr em muitos computadores e plataformas diferentes. No entanto, não há propriamente missões impossíveis e o último conjunto de melhorias de velocidade está focado em duas plataformas. Assim o Chrome está mais rápido no Android e nos Mac.

Chrome está mais rápido no Android e nos Mac!

No Android, o Chrome tem de trabalhar em muitos tipos de dispositivos com especificações técnicas variadas. No entanto e como não dá para apagar todos os fogos ao mesmo tempo a gigante dos motores de busca centrou-se, para já, nos dispositivos topo de gama. Agora e graças às melhorias implementadas o Chrome consegue ficar 30% mais rápido o que é uma excelente notícia.

Para além desta plataforma a Google teve também a preocupação de melhorar a velocidade nos Mac. Assim conseguiu uma melhoria de 10% ao longo dos últimos três meses. Isto está muito visível no Speedometer 2.1.

Ainda assim quem não está nestas plataformas também pode conseguir mais velocidade.

Apesar de ainda não estar disponível para todos o Google Chrome adicionou uma secção de Desempenho que funciona como um hub central para gerir a memória e consumo de energia. Ela já tem de estar na versão final. Se não estiver encontra na Canary. Ela contém duas novas funcionalidades: Poupança de memória e poupança de energia. Estas definições são ligeiramente personalizáveis e oferecem algumas opções interessantes contra o uso agressivo de memória e energia.

Google Chrome mais desempenho

A funcionalidade de poupança de memória do Chrome suspende automaticamente os separadores inativos para libertar memória. Assim, o browser e o sistema podem utilizar esta memória livre. A propósito disto a Google não especifica a duração exata do tempo que considera para marcar um separador como inativo.

A funcionalidade de poupança de energia só é relevante para computadores portáteis. Quando ativada limita a atividade de fundo e os efeitos visuais.

Ambas as características estão disponíveis no Chrome 110 e versões seguintes. No entanto nem sempre aparecem. Por isso, se não vir a secção Desempenho nas definições, atualize manualmente o Chrome para a versão mais recente.

Como ativar a função de poupança de memória

Na realidade é muito simples. Dito isto basta aceder às definições do Chrome. Depois do lado esquerdo escolha a opção desempenho.

Agora ative a opção Poupança de Memória.

Uma vez ativado, a função de poupança de memória irá suspender todos os separadores inativos. Se quiser excluir um website específico, clique no botão Adicionar.

Como poupar energia

Entretanto a característica de poupança de energia conserva a energia reduzindo a atividade de fundo e os efeitos visuais. Pode ativar a Poupança de Energia no Chrome visitando a secção de Desempenho.

Como referi isto apenas funciona em computadores portáteis. Caso contrário aparece apenas a opção de poupança de memória.

De facto, é simples ganharmos mais velocidade no Chrome.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também