O Chrome tem várias funcionalidades para prolongar a duração da bateria e minimizar a utilização de recursos. A poupança de bateria diminui um pouco o desempenho, mas permite que a sessão de trabalho dure mais tempo. Agora, o Google Chrome está a testar um método para descarregar áudio para economizar bateria no Windows 11 (e Windows 10).
Agora sim! Chrome vai economizar muita bateria no Windows!
O site Windows Latest detectou estas novidades numa página de confirmação de 14 de junho. A página sugeriu uma função que não forçaria o “descarregamento de áudio em fluxos que não são de reprodução”. A partir daÃ, surgiu outra página a abordar este assunto.
A ideia de descarregar áudio não é nova. O problema foi sinalizado pela primeira vez pela Microsoft em 2019 e basicamente visa reduzir o uso da CPU.
Como é possÃvel reduzir o uso do CPU?
Por exemplo, quando reproduz um vÃdeo, o Chrome vai passar a utilizar o processador de áudio para lidar com a solicitação. Atualmente, o processo de áudio é tratado pelo CPU, mas isto muda com a funcionalidade de descarga de áudio.
O Windows suporta o processamento de áudio descarregado por hardware e, quando aumenta o tamanho da memória intermédia, o CPU pode permanecer num estado inativo durante mais tempo.
Graças a este sistema a utilização da CPU diminui durante a reprodução de áudio no Chrome. Claro que isto vai poupar muito a bateria dos computadores portáteis. No entanto, a integração do descarregamento de áudio por si só não é suficiente, uma vez que também requer um dispositivo com processador de áudio.
A Google, a Microsoft e a Intel têm estado a trabalhar na transferência de áudio há já algum tempo e parece que a funcionalidade está quase pronta.
Poderá utilizar a funcionalidade ativando uma flag chamada “Audio offload for video streaming” no Chrome Canary. Testámos e ainda não encontrámos a flag por algum motivo. Talvez ainda não esteja disponÃvel amplamente.
A função ainda está em fase experimental neste momento, e não há menção de um cronograma de lançamento. Uma vez que o Edge utiliza o mesmo motor Chromium, é muito provável que a Microsoft crie uma funcionalidade semelhante para o mesmo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!