A missão da Google em deixar o Chrome livre de publicidade intrusiva e disruptiva está prestes a conhecer um novo capítulo. A propósito do lançamento da iniciativa Better Ads Standards, ou em português, Padrões para Melhores Anúncios que tem lugar amanhã, o gigante dos motores de busca e não só revelou mais algumas informações acerca do que vai acontecer aos utilizadores e aos proprietários de sites.
Anunciados em junho do ano passado, os novos padrões de publicidade da Google baseiam-se em pesquisas públicas e orientadas para o consumidor pelo grupo Coalition for Better Ads. Como o nome deixa adivinhar, esta não é uma tentativa de livrar a Internet de toda a publicidade.
Ao invés disso, a Google quer apenas eliminar o tipo de publicidade que afeta negativamente a experiência de navegação dos utilizadores e os leva a instalarem extensões de bloqueio de publicidade que reduzem significativamente os ganhos para os editores e segundo a Google ameaçam “a sustentabilidade do ecossistema web” .
Existem três tipos principais de anúncios segmentados pelos novos padrões: anúncios intersticiais de ecrã total, anúncios sonoros que são reproduzidos inesperadamente e anúncios intermitentes (animados).
Uma publicação no blog oficial da Google refere que estes tipos de anúncios incómodos são, na maioria dos casos, controlados pelos proprietários dos sites. Com as novas medidas, se uma experiência de publicidade negativa for detectada no Chrome – seja nos computadores ou nos dispositivos móveis -, os responsáveis do site serão notificados e serão forçados a agir. É que ninguém quer ver o Google zangado e deixar de aparecer neste motor de busca.
Os sites são classificados em três níveis, nomeadamente Passing, Warning ou Failing. Quem não aderir aos padrões de melhores anúncios poderá ficar com toda a publicidade bloqueada no Chrome e passar a ganhar zero.
Para os utilizadores finais, tudo isto será transparente , com excepção de um pequeno aviso que surge acerca da remoção total da publicidade no site que está a ser visitado.
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