À medida que os utilizadores armazenam e, por vezes, partilham informações sensíveis online, correm o risco de serem explorados por ciberataques. A Google implementou uma estratégia para estar um passo à frente das potenciais ameaças, lançando atualizações de segurança com maior frequência. Mas haverá mais alguma coisa presente nesta decisão de lançar atualizações de segurança semanais do Chrome?
Chrome terá atualizações de segurança semanais por isto!
Para melhorar a proteção dos seus dados confidenciais, a Google planeia colmatar a lacuna dos patches de atualização, lançando atualizações de segurança semanais.
A Google anunciou o seu plano para lançar atualizações semanais através do Blogue de Segurança neste mês de agosto. Anteriormente, as atualizações eram lançadas a cada seis semanas, antes de serem reduzidas para duas semanas.
A partir do Chrome 116, a versão atual, os utilizadores têm as atualizações lançadas semanalmente para bloquear potenciais exploradores. O lançamento semanal não irá alterar a forma como utiliza ou atualiza o Chrome. A única alteração é que irá receber atualizações de segurança com maior frequência.
O Google também anunciou que a versão semanal virá com uma nova função de notificação de atualizações. Assim adiciona um estado de notificação dentro do banner verde no canto superior direito da janela.
Os utilizadores podem dar um clique na mensagem e, em seguida, escolher Reiniciar para atualizar a partir do menu pendente. No entanto qualquer coisa que estejamos a fazer é guardada antecipadamente. O mesmo se aplica ao Modo de navegação anónima, uma vez que os separadores podem não ser restaurados após o reinício.
Em alternativa, pode verificar manualmente qual a versão do seu browser Chrome clicando no menu Elipse (três pontos verticais) no canto superior direito da janela, escolher ajuda e acerca do Google Chrome. Depois verá se o seu browser Chrome precisa de uma atualização ou se está atualizado.
Porque é que a Google está a aumentar a frequência de atualização do Chrome
A plataforma Chromium, que alimenta o Google Chrome, é um projeto de código aberto que permite aos utilizadores submeter e visualizar todas as alterações, mesmo as correções de segurança, uma medida que pode ser benéfica e arriscada.
Por exemplo, pode ajudar a testar correções e a descobrir bugs. Por outro lado, os atacantes podem explorar os dados das correções e visar os utilizadores que não instalaram a correção.
Com uma grande lacuna de atualizações, os atacantes têm tempo para criar uma exploração. Por conseguinte, o lançamento de atualizações de segurança semanais, que a Google pretende lançar em média 3,5 dias mais cedo, pode reduzir esses riscos. No entanto, as explorações de alta prioridade continuarão a receber atualizações atempadas.
A Google espera que o lançamento de mais atualizações de segurança possa reduzir o intervalo entre os patches de atualização e o risco de ataques. E como a segurança dos utilizadores continua a ser da maior importância, o plano da Google para mudar para lançamentos semanais é um passo fundamental para garantir a segurança dos utilizadores.
Embora a alteração no calendário de lançamentos não tenha impacto na experiência de navegação atual dos utilizadores, estes devem estar atentos às notificações de atualização.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!