Embora os computadores da Apple tenham feito a transição total para processadores baseados em Arm, as coisas estão a ser diferentes para os PCs. Já existem alguns computadores portáteis equipados com Snapdragon, mas ainda são um nicho. Antes do lançamento do Snapdragon X Elite para Windows, a Google anunciou que agora está finalmente a lançar uma versão otimizada do Chrome Arm para Windows. Mas valerá a pena?
Chegou uma versão otimizada do Chrome Arm para Windows!
A Google e a Qualcomm diseseram numa declaração conjunta que a nova versão do Chrome estava a chegar esta semana. Ela estará disponÃvel em computadores com Windows 11 equipados com processadores Snapdragon, e o texto sugere que será necessário baixar uma versão totalmente nova do browser.
Em comparação com a versão x86 que precisa de ser emulada em computadores Arm, o novo Chrome promete ser significativamente mais rápido. Assim ele deve oferecer melhor desempenho e maior duração da bateria, já que o computador não precisa executar o programa através de uma camada de compatibilidade. A Qualcomm e o Google afirmam que trabalharam em estreita colaboração para tornar a nova versão do Chrome a melhor possÃvel.
Para relembrar, o Arm é um conjunto de instruções para processadores muito parecido com o x86 ou o bom e velho PowerPC. É a norma da indústria nos telemóveis, com todos os grandes fabricantes de chips para smartphones a utilizarem esta arquitetura. A grande vantagem da Arm é o facto de ser potente e eficiente em termos de energia. Isto permite designs de hardware sem ventoinhas sem sacrificar muito o poder de processamento.
A maior investida da Qualcomm no mercado do Windows até à data, o Snapdragon X Elite, deverá aparecer nos computadores Windows na segunda metade de 2024. Com o Chrome já pronto para esses dispositivos, o Arm no Windows pode ter seu avanço este ano, depois de definhar nos últimos anos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!