A Google removeu a capacidade de tirar capturas de ecrã no modo anónimo a partir da versão 64 do Chrome para Android em 2018. Esta função foi vista como uma medida para proteger a privacidade dos utilizadores. No entanto, parece que isto pode mudar em breve e isto pode voltara a ser introduzido. Embora existam algumas complexidades em mãos, a equipa do Chrome adicionou uma flag ao Chrome 89 Canary. Na prática permite aos utilizadores fazerem capturas de ecrã quando estão numa página em modo anónimo.
Chrome para Android recebe uma novidade no modo anónimo
Neste momento, se estiver a usar o Chrome no seu dispositivo Android e tentar fazer uma captura de ecrã de uma página web aberta num separador anónimo, surge uma mensagem que diz “Não é possível tirar capturas de ecrã”. Mas pode haver algumas razões pelas quais isto se torne necessário. Assim a Google vai proceder a algumas modificações. No entanto, isto não será muito fácil.
Conforme relatado pelo site Techdows, um tópico na página oficial do Chromium revela que existem algumas complexidades que tornam difícil adicionar esta possibilidade. O modo de navegação anónima não tem nenhuma configuração existente, o que torna difícil adicionar uma “nova” configuração de navegação anónima.
Curiosamente, outros browsers Android baseados em Chromium, como o Firefox, incluem uma opção para “Permitir capturas de ecrã na navegação privada”. Já o browser Kiwi fornece uma configuração de privacidade. Isto para “proteger janelas anónimas”. Na prática permite ocultar o conteúdo e evitar capturas de ecrã. Seja como for parece que Chrome já conseguiu também este feito.
Abra o Chrome Canary. Utilize a flag chrome://flags. Procure pela opção Incognito Screenshot. Ative a opção e reinicie o browser.
Já que falamos no Chrome, existe mais uma novidade, mas desta vez no mundo dos PCs.
O suporte do Google Chrome para o Windows 7 deveria terminar no verão de 2021, mas devido aos desafios apresentados pelo COVID-19, a Google abandonou esta decisão. Pode não se aperceber mas ainda há várias pessoas que continuam a utilizar e a gostar do Windows 7.
A gigante dos motores de busca revelou que o Chrome está a alargar o suporte para o Windows 7. Com ele vão chegar mais novidades ao nível de segurança. Pelo menos até 15 de janeiro de 2022. Isto representa uma extensão de seis meses. Olhando para a data original. A Google afirmou que vai continuar a avaliar as necessidades dos clientes e vai comunicar mais alterações sempre que se justificar. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!