Durante mais de uma década, o Google Chrome foi o browser mais utilizado em computadores de secretária e dispositivos móveis. Apesar de não ser perfeito, a Google trabalha continuamente no browser para o melhorar. Por exemplo, tem ganho muitas funcionalidades e também uma gestão de separadores mais inteligente. No entanto, a Google não pode suportar todos os dispositivos para sempre. Assim o Chrome vai acabar para alguns Mac a 17 de Setembro de 2024!
Atenção: Chrome vai acabar para alguns Mac a 17 de Setembro!
A Google afirma que a partir da versão 129, cujo lançamento está previsto para 17 de setembro de 2024, o Chrome deixará de suportar o macOS 10.15 Catalina. A versão 129 do Chrome exigirá o macOS 11 ou posterior. Ou seja, tornando a atual versão 128 do Chrome a última versão oficialmente suportada para Macs que executam o macOS Catalina.
Lembramos que o macOS Catalina já tem cerca de cinco anos e atingiu o seu fim de vida (EoL) há cerca de dois anos, o que significa que já não recebe actualizações de segurança ou suporte da Apple. Por isso, não é surpresa que a Google esteja a terminar o suporte do Chrome para esta versão. A Google afirma que a versão atual do Chrome continuará a funcionar em Macs com macOS Catalina, mas não haverá mais actualizações ou novas funcionalidades para os utilizadores deste sistema operativo.
Para utilizar a versão mais recente do Chrome no Mac e aceder a novas funcionalidades, terá de atualizar o Mac para a versão mínima suportada – macOS 11 (também conhecido como macOS Big Sur) – ou posterior. Para atualizar a partir do macOS Catalina, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo. Depois aceda a Preferências do sistema e seleccione Atualização de software.
É importante notar que nem todos os Macs suportam macOS Big Sur. Ou seja, a versão lançada após Catalina, já que a Apple abandonou o suporte para muitos modelos de MacBook Pro 2013 e MacBook Air 2012. Pode consultar a lista de Macs oficialmente suportados pelo macOS Big Sur. Embora seja provável que esteja a utilizar um Mac que suporte uma versão do macOS mais recente do que a Catalina.
Se não estiver, mas quiser continuar a utilizar o Chrome no seu Mac mais antigo, pode considerar a instalação do ChromeOS no seu dispositivo. Este sistema operativo leve não só permite executar a versão mais recente do Chrome no seu Mac antigo, como também lhe dá uma nova vida.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!