Chrome 91 disponível e poupa muitos recursos por isso atualize já!

No último mês a Google lançou o Chrome 90 para o canal estável. Dito isto, o update trouxe diversas alterações, incluindo o abrir os sites apenas na versão HTTPS, suporte para o codec AV1, a possibilidade de se criar um link direto para um determinado texto numa página e mais. Agora chegou ao Chrome 91. Tinha entrado no canal beta há duas semanas e chega agora ao público em geral com muitas novidades.

Chrome 91 disponível e poupa muitos recursos por isso atualize já!

O Chrome é sem dúvida um dos browsers mais utilizados mas tem recebido muitas críticas, sobretudo devido aos recursos que ocupa. Assim a Google tem trabalhado a sério para melhorar o desempenho geral do browser. Exemplo disso é que logo na versão 89 utilizou os separadores que congelam. Na prática acelera o lançamento do Chrome no Android em 13%. Entretanto, um update no último mês prometeu uma redução na utilização de CPU de 35%. O segredo também passa pelo congelamento dos separadores em pausa, dando prioridade aos que estão ativos.

Chrome 91

Agora o Chrome 91 tornou tudo isto ainda melhor e está até a congelar os separadores agrupados. Isto poupa imensa memória e reduz a utilização do CPU. Mas esta não é a a única novidade.

Assim, vai deixar de ser possível desativar a vista de grelha para separadores. 

O Chrome 91 também melhora a aparência dos formulários como checkboxes, botões, sliders, etc. Isto surgiu em conjunto com a Microsoft e já estava disponível no Chrome para computador e também no Edge. Agora chega à versão Android.

Entretanto nos tablets Android que têm um grande ecrã (10 polegadas a mais) será carregada a versão para computador dos sites, em vez da versão mobile. Isto já tinha sido descoberto em Março.

No campo da versão para desktop, as web apps conseguem agora aceder a ficheiros que estejam na área de transferência. Antes tinham mesmo de usar o gestor de ficheiros.

Finalmente temos melhores controlos multimédia e um tema escuro nativo para o modo incógnito.

Pode descarregar o Chrome para Android aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também