A Google começou a testar uma alteração no Chrome no inÃcio deste ano para melhorar o tempo de carregamento das páginas em sites encriptados. Assim mudava o comportamento do Omnibox, a barra onde escrevem o endereço do site que querem visitar, e fazia com que ele carregasse as versões encriptadas por defeito. Tudo, sem sequer, ir à versão não encriptada. No entanto, agora a Google anunciou que esta novidade vai chegar ao Chrome 90, tanto para PC, como para Android.
Chrome 90 para PC e Android acaba de ficar mais seguro!
Lembro que o Chrome 90 foi lançado no canal beta no inÃcio deste mês e chegou com mais uma novidade para além da que referimos. Melhorias no codificador AV1 para melhorar as vÃdeos conferências. Para além disto, temos agora esta mudança definitiva do HTTP para o HTTPS. Como referi isto pode melhorar a velocidade mas também garantir muito mais privacidade.
Entretanto a Google explicou como é que isto vai funcionar, mas também indicou que esta novidade apenas será válida para quem não introduzir qualquer protocolo. Ou seja, se eu introduzir apenas leak.pt ou www.leak.pt ele vai carregar por defeito o site em modo seguro. Se eu colocar http://www.leak.pt ele vai tentar carregar por defeito a versão não segura. Penso que sito tenha sido feito por causa dos sites que ainda não têm HTTPS, o que deve começar a ser mais raro nos próximos tempos.
E se um site não suportar mesmo HTTPS?
Bem, aà a Google vai tentar carregá-lo automaticamente e algumas vezes em modo seguro. Caso não seja possÃvel carrega em HTTP. O mesmo quando existirem erros nos certificados ou falhas no DNS.
Como referimos anteriormente, esta mudança vai chegar inicialmente ao Chrome 90 para PC e Android. Mais tarde chega aos utilizadores que têm iOS.
Se do lado do Chrome as coisas parecem estar a correr bem, do lado do Edge não.
O Microsoft Edge recebeu recentemente uma novidade que garante um arranque mais rápido. Mesmo depois do sistema operativo ser reiniciado. Isto é possÃvel porque alguns processos ficam a correr em segundo plano e desde que o computador é ligado. Assim é como se o browser estivesse sempre num estado de stand by. No Microsoft Edge 89 esta função chamada startup boost está ativada de forma automática e melhora a velocidade entre 29 a 41%. No entanto isto não é para todos e em alguns casos pode-se dizer que o Microsoft Edge está a empancar e a deixar mais lento o Windows 10. Para além de criar problemas no próprio desempenho do sistema operativo, o browser está a deixar de encerrar. Carrega no botão para fechar e ele volta a ser lançado. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!