A versão 103 do Chrome chegou e a Google está a destacar várias novidades no iPhone e iPad que abrangem a facilidade de utilização e também a segurança. De facto, o gigante dos motores de busca continua a melhorar as versões para Android, mas também não esquece o iOS.
Chrome 103 para iPhone também teve direito a novidades
Por exemplo, o menu de três pontos localizado no canto inferior direito do Chrome no iPhone foi redesenhado para destacar o que é mais importante. Começa com um carrossel colorido que fornece acesso rápido a Favoritos, Histórico, Lista de leitura, Passwords, Downloads, Separadores Recentes e Definições.
Entretanto ações como Recarregar, Novo separador e Novo separador incógnito surgem logo a seguir com o painel aberto até metade, numa fase inicial. Assim que está totalmente expandido temos acesso aos favoritos, adicionar à lista de leitura, traduzir, pedir site para desktop, encontrar na página e muito mais.
Para além disso o Chrome 103 apresenta um novo ecrã quando “estivemos fora durante algum tempo”. Com ele a Google quer facilitar a navegação por novos conteúdos, iniciar uma nova Pesquisa ou facilmente voltar aos sites mais visitados”. Também pode aceder a separadores recentes, uma mudança que também chega ao Android e que já foi detetada em testes A/B.
Ao nível da segurança a Google está a levar a Navegação Segura Avançada para o Chrome para iOS. Em comparação com as proteções “standard” existentes, o browser será mais proativo e vai partilhar dados em tempo real com o Google Safe Browsing, como URLs incomuns e downloads suspeitos.
No caso do Android o gestor de passwords é outra das novidades
com o lançamento da nova versão do Chrome 103 para Android, o gestor de passwords do Chrome foi substituído pelo gestor de passwords da Google. Ou seja, a função nativa do sistema operativo Android.
No Chrome 103 para Android, as definições revelam um novo menu de Gestor de Palavras-passe. Quando se carrega nele abre uma nova experiência alimentada pelos Google Play Services.
O Gestor surge numa janela em separado e podemos continuar a navegar pela Internet mesmo quando está aberto.
A interface é muito semelhante aquela que encontramos em passwords.google.com. Entretanto temos também acesso a um cartão que permite iniciar uma verificação que pode garantir a nossa segurança.
Para além disso também é possível fazer uma pesquisa rápida ou adicionar um novo nome de utilizar ou password.
Novidades também na encriptação
Os grandes gigantes da tecnologia (Apple, Google, Microsoft) querem livrar-se das passwords. No entanto, até lá, o Gestor de Passwords do Google não vai descansar de tentar garantir a segurança dos utilizadores e assim adicionou um sistema de encriptação no dispositivo para que as palavras-passe fiquem apenas para nós.
A encriptação no dispositivo faz com que “as suas palavras-passe se desbloqueiem no dispositivo utilizando a palavra-passe da Google ou o sistema que desbloqueia o ecrã”, como a impressão digital, PIN, etc. “Nenhuma outra pessoa acede às palavras-passe” uma vez que a Google já não tem a chave de encriptação. Ou seja, fica armazenada no nosso dispositivo de forma segura.
A Google afirma que a encriptação no dispositivo não se remove uma vez configurada. Entretanto pode-se ativar em vários dispositivos. Ou seja, computador, Android e iOS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!