Nos últimos dias ainda não parámos de falar do gestor de palavras-passe da Google e há boas razões para isso. Primeiro porque ele ganhou uma nova função de encriptação no dispositivo, ou seja, não é a Google que fica com a chave que permite o acesso a estas informações. Depois porque tem um novo atalho no ecrã principal dos smartphones Android. No entanto, as novidades não ficam por aqui. É que agora esta função é novamente falada graças ao novo Chrome 103 para Android.
Chrome 103 para Android tem novidade na gestão de passwords
É que com o lançamento da nova versão do Chrome 103 para Android, o gestor de passwords do Chrome foi substituído pelo gestor de passwords da Google. Ou seja, a função nativa do sistema operativo Android.
No Chrome 103 para Android, as definições revelam um novo menu de Gestor de Palavras-passe. Quando se carrega nele abre uma nova experiência alimentada pelos Google Play Services.
O Gestor surge numa janela em separado e podemos continuar a navegar pela Internet mesmo quando está aberto.
A interface é muito semelhante aquela que encontramos em passwords.google.com. Entretanto temos também acesso a um cartão que permite iniciar uma verificação que pode garantir a nossa segurança.
Para além disso também é possível fazer uma pesquisa rápida ou adicionar um novo nome de utilizar ou password.
Novidades também na encriptação
Os grandes gigantes da tecnologia (Apple, Google, Microsoft) querem livrar-se das passwords. No entanto, até lá, o Gestor de Passwords do Google não vai descansar de tentar garantir a segurança dos utilizadores e assim adicionou um sistema de encriptação no dispositivo para que as palavras-passe fiquem apenas para nós.
A encriptação no dispositivo faz com que “as suas palavras-passe se desbloqueiem no dispositivo utilizando a palavra-passe da Google ou o sistema que desbloqueia o ecrã”, como a impressão digital, PIN, etc. “Nenhuma outra pessoa acede às palavras-passe” uma vez que a Google já não tem a chave de encriptação. Ou seja, fica armazenada no nosso dispositivo de forma segura.
A Google afirma que a encriptação no dispositivo não se remove uma vez configurada. Entretanto pode-se ativar em vários dispositivos. Ou seja, computador, Android e iOS.