A Qualcomm é um grande fabricante de chipsets para smartphones e está presente em cerca de 65% de dispositivos Android. Recentemente, a Qualcomm lançou o seu chipset de topo – Snapdragon 855 com muitas melhorias em relação ao antecessor. No meio do desempenho e das comunicações, uma das capacidades chave de um smartphone são as câmaras. Neste campo, a Qualcomm atualizou as especificações dos seus chipsets e revelou ao mundo que já suportam câmaras de até 192 megapixéis.
Manobra de marketing ou um suporte real para sensores de 192 megapixéis?
No início, ninguém acreditava nestas especificações e afirmavam que se tratava de uma manobra de marketing. No entanto, hoje, durante uma conversa com a imprensa, Judd Heape, gestor de produtos sénior, destacou este novidade.
O que se perde?
Ele explicou que os chipsets existentes já suportam 192 megapixéis. No entanto, sem funcionalidades como MFNR (redução de ruído multi-frame) e ZSL (zero shutter lag). Por outras palavras, se os fabricantes quiserem utilizar as funcionalidades de redução de ruído e diminuição de atraso, vão ter de limitar o hardware a 30fps. Ou então 60fps com a resolução mais baixa.
Isto significa que chipsets como o Snapdragon 670, o Snapdragon 675, o Snapdragon 710, o Snapdragon 845 e o Snapdragon 855 também suportam câmaras de 48 MP sem qualquer atualização de software / hardware.
Atualmente, nenhum fabricante suporta sensores de 192 megapixéis.
No entanto, mas segundo Judd, uma resolução superior a 48 será uma realidade em breve. Entretanto, alguns OEMs estão a trabalhar para disponibilizar smartphones com câmaras de 100 e 64 megapixéis, ainda este ano.
Já ao nível das perspectivas futuras de gravação de vídeo HDR10 +, Judd acrescentou, que a Qualcomm está a trabalhar para integrar esta funcionalidade no Snapdragon 865. Apesar disto, é importante referir que o Snapdragon 865 não está finalizado.
Os próximos tempos vão trazer sem dúvida novidades muito interessantes no campo da fotografia. Para já todas as atenções viram-se para a nova gama Huawei P30 que chega este mês.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!