Chips vão ganhar a capacidade de voar e sem bateria!

Uma equipa de engenheiros da Northwestern University criaram o primeiro design de chips sem bateria que tem a capacidade de voar. Num artigo revelado pela revista Nature revelou-se os que serão as mais pequenas estruturas voadoras feitas por humanos e que até poderão funcionar em conjunto para executar determinadas tarefas. É realmente muito interessante. Isto porque serão capazes de transportar dados, analisar o que os rodeia e disponibilizar comunicações sem fios. Vamos então olhar para os chips capazes de voar.

Foto: NothWestern University

Chips vão ganhar a capacidade de voar e sem bateria!

Vamos olhar para estes chips como um enxame de abelhas. De facto, eles terão a capacidade de trabalhar em conjunto e podem cumprir várias funções. Controlar doenças, plantas sementes em grandes campos, acompanhar a vida selvagem sem derem detetados e até para ajudarem a cumprir a lei. De facto, as utilização são muitas e variadas.

Entretanto há sempre perigos a considerar. Estes equipamentos muito mais pequenos que uma formiga, podem cair nas mãos erradas e passarem a ter utilizações perigosas. Mas isto como nos mostra a série Black Mirror é sempre o lado negro da tecnologia. Tudo o que é utilizado para o bem, pode também ser usado para o mal. Seja como for são mesmo assim os avanços tecnológicos e às vezes também temos de olhar para o lado bom.

Mas como é que voam?

Bem na realidade e se quisermos ser minuciosos eles flutuam. Eles não têm sistemas de propulsão integrados. Assim utilizam a física para se moverem pelo ar. Têm uma espécie de asas que com a interação do ar são capazes de voar.

As otimizações destes chips foram feitas por computador e considerando vários cenários. Isto para que possam voar.

Os chips podem ser personalizados para diferentes funções

De facto estes chips podem ser otimizados para funções diferentes. Dito isto, tudo começa numa base plana onde os componentes estão contidos. Esses componentes podem ser personalizados de acordo com aquilo que os chips vão fazer. Sensores, fontes de energia, antenas e até memória para armazenar dados. Tudo é possível!

Entretanto os propósitos são muitos e variados. De facto, estes chips até podem ser utilizados para combater pandemias limpando completamente o ar de eventuais contaminações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também