Chip AMD para consolas portáteis pode usar tecnologia… de 2021

O mundo das consolas portáteis está ao rubro! Basta olhar para todos os modelos que foram lançados ao longo dos últimos 2 anos, e claro, para os planos das marcas que parecem estar prestes a lançar uma outra mão cheia de consolas para o mercado global.

Porém, começa a existir alguma confusão!

A AMD está prestes a lançar novos chips da linha Ryzen Z2, e um deles pode vir com uma surpresa que já cheira a mofo. Segundo novos leaks, o chamado Ryzen Z2 A pode estar a ser produzido com base na arquitetura Van Gogh. A mesma que serviu de base à Steam Deck original. Sim, a consola de 2021 que começou com toda esta loucura.

O mesmo chip da Steam Deck pode estar a regressar em 2025?

comprei uma steam deck em 2025. foi uma boa ideia?

Portanto, no meio do sucesso, as gigantes da tecnologia também gostam de meter alguma confusão para a cabeça do consumidor. A AMD não é exceção.

Ora, esta linha Z2 já tem sido um verdadeiro festival de confusão: há modelos com Zen 2, Zen 3+, Zen 4 e até Zen 5; GPU com RDNA 2, 3 e 3.5… Pois bem, agora querem juntar à festa mais dois chips: o Ryzen Z2 A e o Ryzen AI Z2 Extreme.

Este último ainda faz sentido, ao trazer boa performance e capacidades de inteligência artificial via NPU. Mas o Z2 A… Já não é tão fácil de engolir.

Isto porque, segundo Hoang Anh Phu, o Z2 A vai buscar o seu ADN à Steam Deck. Ou seja, vamos ter um chip com 4 núcleos Zen 2 e uma GPU RDNA 2 com 8 unidades de computação. Traduzindo: um chip eficiente, sim… mas antiquado para os padrões de 2025.

Será isto um passo atrás?

Tudo aponta para que o Ryzen Z2 A seja uma solução para consolas portáteis mais acessíveis, talvez algo como um “Steam Deck Lite” ou outros dispositivos entry-level mais baratos.

Ainda assim, limpar o pó a uma arquitetura com 5 anos para voltar ao mercado em força… parece mais uma jogada de reaproveitamento do que inovação.

Afinal, já há consolas no horizonte a usar chips Zen 4 e Zen 5 com GPUs RDNA 3.5, muito mais capazes e preparadas para jogos modernos, streaming e IA. Usar o Van Gogh em pleno 2025 soa a low-cost disfarçado de novidade.

A única forma de tudo isto fazer sentido, é este SoC ser EXTREMAMENTE barato. Caso contrário, não.

Conclusão: A AMD está a tentar cobrir todas as faixas de preço e performance… mas… Talvez fosse boa ideia ter mais calma no reproveitamento de tecnologia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...