Pensava que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China já tinha terminado? Bem… Estava muito enganado! Sendo exatamente por isso que a China aumentou de forma muito significativa as importações de equipamento de produção de semicondutores nos últimos meses.
A ideia é dar a volta às restrições que devem ser implementadas ainda antes do final do ano.
China está a proteger-se de novas restrições!
Portanto, caso não saiba, a compra de ferramentas para a produção de chips na China atingiram um valor recorde de quase 5 mil milhões de dólares em Junho e Julho deste ano. O que por sua vez significa um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.
Porquê este investimento? É simples. Os Estados Unidos e seus aliados estão a planear novas restrições à exportação de equipamento de produção de chips. Qual é o objetivo das restrições? Igualmente simples, serve para abrandar o avanço tecnológico da China. Avanços nomeadamente feitos na produção e desenvolvimento de carros elétricos, aplicações industriais, etc…
Porém, como o dinheiro para investimento não costuma ser problema, as fabricantes de chips estão a investir agora para depois não terem de lidar com perturbações. Sendo também necessário salientar que estão a ser feitos grandes desenvolvimentos na produção de maquinaria especializada para que a China não precisa de depender de fabricantes de fora, nomeadamente os dos Países Baixos e Japão.
Em suma, a China quer expandir a sua capacidade de produção no imediato, para estar pronta para o que der e vier no futuro.
Antes de mais nada, apesar de ser um tema extremamente complexo, qual é a sua opinião sobre o assunto? Faz sentido todo este peso que o mundo Ocidental está a meter em cima da China? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!