Se notou um cheiro adocicado no escape do seu carro a gasóleo, não ignore o sinal. Embora os motores a gasóleo emitam naturalmente um odor característico de combustível queimado, um aroma doce pode indicar um problema mecânico sério. Por exemplo, uma fuga de líquido de refrigeração para o motor. Neste artigo explicamos as principais causas para o cheiro doce no escape, os sintomas da junta da cabeça queimada e o que fazer para evitar avarias dispendiosas.
Porque é que o cheiro adocicado acontece?
Este cheiro doce está geralmente associado à presença de glicóis. São substâncias que compõem os líquidos de refrigeração mais comuns, como o etilenoglicol e o propilenoglicol. O etilenoglicol, por exemplo, é significativamente mais doce do que o açúcar, o que explica o aroma que pode lembrar… uma loja de doces. Quando este líquido entra na câmara de combustão, é queimado juntamente com o combustível, originando o tal cheiro característico.
Como perceber se o motor está a queimar líquido de refrigeração
Detetar uma fuga de líquido de refrigeração logo no início pode evitar danos graves no motor. Um nível baixo de líquido leva ao sobreaquecimento, e simplesmente reabastecer não resolve o problema de fundo. Uma das causas mais frequentes deste tipo de fuga interna é uma junta da cabeça do motor queimada ou com fuga — um componente essencial que separa o circuito de refrigeração da zona de combustão.
Além do cheiro adocicado e do fumo branco, existem outros sinais de alerta:
- Verifique o nível do líquido de refrigeração no depósito. Se estiver constantemente a baixar, pode haver fuga interna.
- Examine o chão por baixo do carro — embora fugas internas possam não deixar vestígios visíveis.
- Nunca abra a tampa do depósito com o motor quente, pois o sistema pode estar sob pressão.
Possíveis causas e sinais de junta queimada
Quando o líquido de refrigeração chega à câmara de combustão, geralmente deve-se a uma falha na junta da cabeça do motor. Este componente funciona como uma vedação entre os circuitos do motor, e quando falha, permite a entrada do líquido na zona de combustão — e até a entrada de gases do escape no sistema de refrigeração.
Alguns sintomas de junta queimada incluem:
- Temperaturas do motor instáveis (verifique o ponteiro do painel);
- Bolhas no depósito de líquido de refrigeração ou no radiador;
- Líquido com aparência esbranquiçada ou “leitosa”, devido à mistura com óleo ou gasóleo;
- Óleo com aspeto espumoso ou com vestígios de lama no indicador da vareta.
Em caso de suspeita, o ideal é levar o carro a um mecânico e fazer um teste de compressão para confirmar o diagnóstico. Infelizmente, uma junta da cabeça queimada é um problema sério e dispendioso — mas quanto mais cedo for detetado, menor será o prejuízo.