Pode ser um pouco assustador no início quando se detecta o cheiro a ovos podres no carro. Especialmente quando não se tem a certeza da origem. É que se não tiver nada estragado na mala, nem deixou comida esquecida no carro, só poderá ser um problema com os componentes. Mas afinal o que causa este cheiro desagradável no seu automóvel?
O que causa o cheiro a ovos podres no seu carro?
Na prática tudo pode partir de um único componente.
Os conversores catalíticos são recipientes de metal que se encontram no sistema de escape entre o silenciador e o motor. No seu interior, existe um elemento alveolar utilizado para converter gases perigosos – como o monóxido de carbono e o óxido de azoto – em substâncias menos nocivas para o escape. No entanto, o cheiro a ovos podres está frequentemente associado ao sulfureto de hidrogénio. O seu aroma no automóvel resulta provavelmente do mau funcionamento do catalisador, que liberta sulfureto de hidrogénio em vez de o transformar normalmente em dióxido de enxofre inodoro. E não só cheira mal, como também não é bom respirá-lo.
Porque é que o conversor catalítico está a funcionar mal
Embora seja provável que o cheiro apareça mais na parte de trás do carro, perto do tubo de escape, pode facilmente infiltrar-se em qualquer sítio. Uma vez que o sulfureto de hidrogénio pode ser perigoso, é melhor abrir as janelas e dirigir-se a um mecânico o mais rapidamente possível. O ideal é que a maioria dos conversores catalíticos durem a vida útil do carro (especialmente quando são limpos), mas vários pequenos problemas, por vezes indicativos de um problema maior com o motor, podem levar ao mau funcionamento do conversor.
Isto pode incluir o facto de o motor danificar o conversor ao enviar gás bruto para o mesmo. Ou então uma fuga de óleo ou líquido de refrigeração que arde nos cilindros e flui para o conversor. Naturalmente, estes problemas apresentarão provavelmente outros sintomas antes de o conversor falhar. São exemplo disso fumo ou uma luz de verificação do motor. Assim devem ser resolvidos antes de se lidar com o conversor. Os conversores catalíticos necessitam da mistura ideal de gases de escape à temperatura correcta para funcionarem corretamente, e qualquer perturbação nesta mistura, sob a forma de um aditivo ou de uma flutuação de temperatura, pode provocar danos.