Chegou o salto tecnológico que irá tornar os smartphones mais smart

Normalmente é a Huawei que cumpre esta missão! Mas como as coisas não estão mesmo nada fáceis para a gigante Chinesa… É agora a vez da Apple de chegar ao mercado com o processo de produção mais avançado.

Afinal de contas, os novos iPhone 12 já trazem um SoC de 5nm, cortesia das linhas de produção da TSMC.



iPhone 12: O salto tecnológico que irá tornar os smartphones mais ‘smart’

7nm, tsmc

Portanto, se por acaso esteve atento ao lançamento dos novos iPhones, deve ter reparado que estes são os primeiros aparelhos no mundo a serem alimentados por um novo tipo de chip.

Como é normal, a Apple falou logo das potencialidades ‘normais’ como o aumento do processamento, o que irá possibilitar a edição de vídeos 4K, melhorar o processamento de captura de imagem, e aumento da performance em videojogos.

Mas o que é realmente importante no meio de tudo isto, é a poupança da bateria ao mesmo tempo que os aparelhos ficaram mais poderosos.

Como é que isto acontece, é mais ou menos simples… Afinal, o facto de a Apple utilizar o processo de 5nm em vez do ‘velhinho’ processo de 7nm que dá vida aos atuais processadores da Qualcomm, AMD, etc… É que os transístores são agora mais pequenos, o que claro está, permite meter mais unidades destes pequenos componentes essenciais no mesmo espaço físico. Além disto, gastam menos energia para conseguir o mesmo desempenho do passado.

Curiosamente, há apenas 4 anos, muitos foram os especialistas que duvidaram da chegada desta tecnologia… Pelo menos desta forma tão rápida. No entanto, a TSMC já se encontra a desenvolver linhas de produção de 4nm, 3nm e 2nm. É realmente incrível como a tecnologia está a evoluir, mesmo tendo em conta as já conhecidas limitações dos materiais essenciais para a produção de semicondutores.

O que significam os 5 nm exatamente?

Um nanómetro é um bilionésimo de um metro. Ou seja, é aproximadamente o tamanho que um cabelo humano cresce a cada segundo.

Contudo, hoje em dia, a referência de 5nm é pouco mais que um termo de marketing! Por isso, dois produtos usando a mesma designação podem contar com transístores capazes de oferecer um desempenho diferente.

Entretanto, para ajudar a perceber o nível deste avanço tecnológico, só precisa de ter em conta que existem cerca de 171 milhões de transístores dispostos em cada milímetro quadrado do chip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também