ChatGPT já ajuda criminosos em ataques de phishing!

O ChatGPT, o sistema de que tanto se tem falado nos últimos tempos, nunca deixa de ser notícia. Na maioria dos casos, fala-se dos benefícios ou vantagens da utilização do ChatGPT, por exemplo, para melhorar os resultados de pesquisa ou respostas, ajudar com tarefas de programação, fornecer recomendações ou utilizar como ferramenta de tradução. No entanto, nem todos olham com bons olhos para este sistema. É que o ChatGPT afinal também está a ser utilizado por criminosos e para várias coisas.

ChatGPT já ajuda criminosos em ataques de phishing!

No mês passado a Check Point Research revelou pela primeira vez que alguns criminosos estavam a usar o ChatGPT para escrever malware ou melhorar as ameaças existentes.

Agora Chester Wisniewski, um dos principais investigadores da Sophos, revelou recentemente numa entrevista ao Tech Target que está mais preocupado com a parte social da coisa. Assim os criminosos podem utilizar o ChatGPT para criarem e-mails de phishing que parecem ser escritos por um orador nativo num determinado idioma.

hacker, ChatGPT criminosos

Normalmente quando falamos do phishing dizemos aos nossos leitores para estarem atentos a alguns sinais de alerta. Um dos mais gritantes são os muitos erros que normalmente estão presentes nesta plataforma. Ora com o ChatGPT tudo vai mudar. É que de facto, será possível a qualquer pessoa escrever um e-mail de phishing credível e correto.

Assim de acordo com a Sophos as pessoas vão precisar de ajuda. Isto para detetarem se um email ou uma mensagem foi escrita por uma pessoa ou por um bot. Para isto pode-se utilizar outra plataforma de IA que analisa os conteúdos e fornece aos utilizadores estimativas sobre a autenticidade do conteúdo.

Estas teriam então de ser integradas em soluções de segurança, por exemplo, programas antivírus e notificações de exibição aos utilizadores quando a análise sugere que o conteúdo foi gerado por uma inteligência artificial e não por um ser humano. Aliás isto já está a ser feito.

Depois estes sistemas podem chegar em soluções de segurança.

Claro que apesar desta nova abordagem por parte dos criminosos também existem utilizações legítimas do ChatGPT. Organizações e utilizadores podem usar o ChatGPT para melhorar texto, por exemplo, entre outras coisas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também