Nos últimos dias, falou-se um pouco por toda a Internet do ChatGPT e do Bard gerarem chaves de ativação para o Windows 11. Aparentemente, as pessoas estão a utilizar estes chatbots para criarem chaves de acesso funcionais para o sistema operativo Windows, permitindo-lhes utilizar o software gratuitamente. No entanto apesar de o ChatGPT dar chaves para o Windows 11 não faça isso!
ChatGPT dá chaves para o Windows 11 mas não faça isso!
Os primeiros relatos de pessoas a utilizarem o ChatGPT e o Bard para gerarem chaves de ativação para o Windows surgiram no Twitter. Inicialmente, revelaram que era possível gerar chaves para sistemas operativos mais antigos e depois falou-se do Windows 10 e 11.
Os relatos foram rapidamente apanhados por sites de notícias e outras publicações. Mas será que isto funciona mesmo? Nem por isso. Referem-se simplesmente a tweets que afirmam que as chaves de ativação geradas desbloqueiam, de facto, o Windows 11.
Agora quem voltar a esses tweets, o próprio Twitter adicionou notas, explicando que esses códigos não ativam o sistema operativo.
As chaves do Windows 11 geradas por IA funcionam?
Em primeiro lugar a utilização de chaves de software geradas por ferramentas como o ChatGPT é ilegal. Mas mais do que isso, as pessoas estão a usar o ChatGPT e o Bard para gerar chaves de ativação para o Windows 11, mas isso não é a mesma coisa que usá-las com sucesso para ativar o software.
Sem surpresa, acontece que o ChatGPT e o Bard estão a fornecer chaves padrão para os sistemas operativos Windows. Com uma chave predefinida, pode descarregar, instalar e até atualizar para versões específicas do Windows – mas há um senão. As chaves predefinidas não podem ativar o Windows 11 ou qualquer outra versão do sistema operativo.
Mesmo que funcionem são uma má ideia
Em teoria, há uma hipótese de poder gerar uma chave de ativação funcional para o Windows 11, se pedir ao ChatGPT ou ao Bard para as gerar em número suficiente. Mais ou menos da mesma forma que pode ganhar a lotaria se lhes pedir para preverem os números da próxima semana.
No entanto, há outro problema. As ferramentas de IA generativa não criam nada a partir do zero; basicamente, copiam informações que já existem ou combinam várias informações numa única resposta.
Assim, há uma boa hipótese de o ChatGPT estar simplesmente a copiar chaves predefinidas que já estão listadas publicamente na Internet. Se este for o caso, não vai obter uma chave de ativação que funcione, não importa quantas vezes peça para gerar uma.
Utilizar chaves de ativação do Windows gratuitas ou baratas é um negócio arriscado e levanta várias questões éticas. Acima de tudo, mesmo que consiga gerar uma chave de ativação funcional com o ChatGPT, é ilegal utilizá-la.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!