Estas são as coisas que nunca se deve dizer a um chatbot de IA!

Há algumas coisas que nunca se deve dizer a um chatbot de IA. É que aquilo que disser pode vir a trazer-lhe muitos problemas no futuro. Entretanto de todas as coisas de que deve manter em segredo há uma que é ainda mais importante que as outras. Acha que consegue adivinhar?

Estas são as coisas que nunca se deve dizer a um chatbot de IA!

Logo à partida a regra de ouro é certificar-se de que não está a partilhar demasiado com um chatbot. É que até mesmo o que parece uma informação inofensiva se pode revelar como um grande problema.

É verdade que os chatbots podem responder a perguntas complexas e até mesmo realizar tarefas – de uma forma assustadoramente humana. Por isso, pode ser tentador, de vez em quando, revelar coisas sobre si, incluindo o seu nome, mas deve evitá-lo a todo o custo.

intel, IA, chatbot de IA

A primeira coisa que nunca deve mesmo revelar é o seu nome! Mas há outras coisas igualmente importantes que devem ser mantidas em segredo como revela a empresa de segurança Kaspersky.

Nenhuma palavra-passe, número de passaporte ou de cartão bancário, morada, número de telefone, nome ou outros dados pessoais que lhe pertençam a si, à sua empresa ou aos seus clientes devem surgir me conversas com a IA.

Isto porque a informação que envia para um chatbot de inteligência artificial pode nem sempre permanecer privada.

Para começar, o próprio ChatGPT guarda diálogos que podem depois ser reutilizados para resolver problemas técnicos ou evitar violações de serviço.

Entretanto as suas conversas podem até ser revistas por moderadores humanos.

As suas conversas também se podem utilizar para treinar novas versões do GPT – ou outras alternativas – no futuro.

Entretanto existe a possibilidade de que um bug possa causar uma fuga das suas conversas, ou o chatbot possa até mesmo partilhar inadvertidamente suas informações com outro utilizador.

Lembre-se: tudo o que escrever para um chatbot pode-se utilizar contra si!

Também deve evitar carregar documentos para os chatbots. Muitos chatbots permitem que faça isso – embora alguns exijam complementos. E mesmo que isso possa ajudá-lo a fazer o seu trabalho, é uma péssima ideia.

Ou seja, é melhor manter as suas conversas com os chatbots o mais anónimas possível.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também