Como já deve ter percebido, e já foi relatado por várias agências, o número de chamadas falsas aumentou de forma quase absurda em 2024. Mesmo que recuse a primeira, vai receber mais 4 ou 5 seguidas, quase sempre vindas de outros países europeus como a Suiça, a Eslovénia, etc… É mesmo a loucura!
Porém, enquanto vários smartphones Android já contam com um sistema de bloqueio, ou pelo menos de aviso, para tentar combater este tipo de chamada, o iPhone não conta com nenhum sistema de defesa nativo. Mas há coisas que pode fazer!
Chamadas falsas são um pesadelo para quem tem um iPhone
Chamadas falsas ou de Spam, podem ser um problema frustrante para quem tem um iPhone no bolso. Seja telemarketing, bots, scammers, ou tentativas de phising, este tipo de chamada é quase sempre um perigo, e pior que isto, são irritantes. Especialmente irritantes em 2024, quando pode chegar a receber 5 ou 6 chamadas deste tipo, no mesmo exato dia.
Dito tudo isto, como dissemos em cima, o iPhone está mais exposto a este tipo de situação, porque não conta com mecanismos nativos no iOS para tentar fugir um pouco à coisa. Ainda assim, há coisas que pode tentar fazer para tentar minimizar o problema.
- Comece a usar aplicações capazes de filtrar o Spam que pode chegar via chamada. Há várias apps na Play Store com este propósito. (Exemplos: Robo Shield, Truecaller)
- Silencie chamadas que venham de números desconhecidos. Isto está nas definições do iPhone. (Não é uma funcionalidade que sirva para todo o tipo de utilizador. Porque se por ventura receber encomendas, ou o que quer que seja, vai receber chamadas de números desconhecidos. Mas se quiser, ela está lá!)
- Bloqueie todos os números que reconheça como Spam. Reporte-os.
- Ligue ao seu fornecedor de serviço móvel e pergunte que tipos de serviços existem para ajudar a minimizar a situação.
- Use Caller ID. Desta forma recebe mais informações acerca do número que lhe está a tentar ligar.
Entretanto, se tiver alguma sugestão acerca deste tema, partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!