Os telemóveis deram-nos muita coisa. Podemos estar sempre contactáveis, ligados ao mundo online e até servem a vertente do entretenimento dando um acesso rápido a filmes, séries e jogos. No entanto começamos a pagar uma fatura muito cara. Isto porque as chamadas telefónicas estão a ficar descontroladas por parte da grande maioria das empresas. Se até aqui recebia eventualmente poucas chamadas por parte de operadores, com a entrada da DIGI em Portugal gerou-se a verdadeira loucura. Pessoalmente passei a receber 4 e 5 contatos por dia dos mais variados operadores. Mas não fica por aqui. A Endesa, por exemplo, liga mais de 5 vezes por dia, mesmo depois de ter dito que não pretendia ser contactado. Ou seja, as chamadas estão realmente descontroladas e por esse motivo há pessoas já com medo de atender o telefone.
De facto, a situação atingiu tal ponto que há pessoas que já estão a perder chamadas importantes porque deixaram de atender números que não conhecem com medo que seja algo relacionado com telemarketing ou burlas. Sim porque para além dos contatos mais normais por parte de empresas de marketing ainda temos os esquemas que com a ajuda da inteligência artificial espreitam a cada esquina.
Como minimizar as chamadas de marketing
Existe uma forma bastante interessante e fácil de minimizar este número de chamadas incomodativas, em vez de desligar o telefone na cara da pessoa que lhe está a ligar. Afinal, a pessoa que lhe está a ligar não tem culpa nenhuma de nada, está apenas a fazer o seu trabalho.
Além disso, se acha que pedir para remover o seu contacto da lista resulta… bem… Esqueça isso!
Sendo exatamente por isso que é boa ideia tentar lidar com uma autoridade com algum poder na matéria.
Antes de começar, temos de voltar a repetir… Cuidado com os serviços e apps onde se regista e deixa os seus dados pessoais. Afinal, hoje em dia, apesar de nem sempre ser possível perceber como as coisas são feitas, os nossos dados, nomeadamente o nosso nome e número de telemóvel, são capturados e vendidos de forma extremamente rápida e eficiente às mais variadas empresas de recolha e venda deste tipo de informação.
Sim, existem milhares de listas, com o seu nome, número, morada, idade, etc… É assustador, mas é mesmo real.
Listas que depois vão parar a serviços de telemarketing, onde o seu nome e número se transformam num potencial cliente para… bem… Tudo!
Porém, se está farto de ser alvo deste tipo de chamadas, existe algo que pode fazer além dos identificadores de chamadas de SPAM, ou bloquear números incessantemente.
O que se pode fazer?
Basta comunicar a situação à AMD (link), através de uma minuta disponível no site para fazer parte da lista de oposição.
O que é a AMD? Não, não é a gigante fabricante de tecnologia responsável por processadores e placas gráficas. Estamos sim a falar da Associação Portuguesa de Marketing Direto.
Dito isto, caso receba chamadas após a participação à AMD, basta responder com a seguinte frase:
- “O número para o qual ligou não está interessado em receber publicidade, já comuniquei a situação à AMD e qualquer futuro contacto será sujeito aos artigos 15º e 16º do RGPD.”
Aqui sim, o seu contacto poderá ser removido da Lista. Porém, é preciso ter a noção de que isto não anula as chamadas de telemarketing para sempre. Mas, vai fazer com que receba menos chamadas, e provavelmente com maiores pausas entre elas.
Chamadas de números desconhecidos? Peça ajuda à operadora!
Como refere a própria CNPD, quando recebe chamadas telefónicas de números privados, não identificados, que são incomodativas devido ao seu carácter repetitivo, ameaçador, calunioso ou fora de horas, desconhecendo quem faz essas chamadas, tem um mecanismo legal ao seu dispor que pode usar para resolver a situação.
O assinante ou utilizador do telefone pode solicitar a anulação da confidencialidade da linha chamadora, por um período de 30 dias, quando essas chamadas sejam perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada (conforme artigo 10.º, n.º 1, da Lei 41/2004).
O pedido deve-se fazer, nos termos da lei, junto da sua operadora telefónica, por escrito e devidamente fundamentado. Após receção do seu pedido, a operadora solicita o parecer da CNPD. Dá-se no prazo aproximado de 15 dias.
Entretanto se a situação ainda assim não ficar resolvida, poderá apresentar queixa-crime junto de autoridade policial ou do Ministério Público.
Quanto tempo este serviço fica ativo?
Entretanto este serviço fica ativo durante o período de 30 dias.
Como pedir?
Por exemplo, no caso da MEO tem de enviar um email para [email protected] a pedir a suspensão do sigilo das chamadas anónimas que por sua vez tem que fazer um pedido à CNPD para que seja possível ativar essa suspensão de sigilo.
Como funciona
Durante esses 30 dias, ninguém consegue ligar para si em número privado. Quem ligar em privado durante esse período vai ouvir a mensagem que o seu número será visível para a pessoa para quem está a ligar.